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Apesar das restrições, da demanda baixa, dos desafios financeiros e operacionais, a crise gerada pelo Covid-19 deixa dezenas de ensinamentos. Um deles, com certeza, é de que chegou a hora das vendas diretas. Com os clientes em dúvidas sobre protocolos e medidas de distanciamento nas cidades, os consumidores passaram a acessar diretamente os hotéis em busca de informações, abrindo caminho para retirar intermediários do processo de venda. Ferramentas tecnológicas ajudam não só a organizar e automatizar esse relacionamento com os clientes, como também permitem atingir dois “sonhos de consumo” de todo hoteleiro: fidelização e personalização da experiência. O Casa Hotéis seguiu fielmente esse roteiro e, mesmo na pandemia, colheu bons frutos.

Com um portfólio concentrado na Serra Gaúcha, a rede gaúcha viu o volume de vendas diretas subir 15% em 2020 frente a 2019. Mais ainda, o total das reservas fechadas oriundas dos canais proprietários chegou a 70% do total, o que elevou a lucratividade da operação em função da redução de custos com o pagamento de comissionamentos a intermediários. “E tudo isso mesmo com os hotéis fechados ao longo de 60 dias”, afirma Rafael Peccin, diretor de Marketing do Casa Hotéis. “Por meio da comunicação digital, estamos em busca de sempre mostrar aquilo que o cliente vivencia quando está no hotel. É isso que conseguimos mudar nos últimos anos. Agora, nos comunicamos com nossos clientes da forma que fazemos aqui dentro dos hotéis”, completa.

E, de fato, experiência do cliente é um valor inestimável para a rede gaúcha. Com três unidades em Gramado e uma em Cambará do Sul, todas muito diferentes umas das outras, a empresa preza por isso não só durante a estada do hóspede, mas ao longo de toda jornada de compra do consumidor. Para essa fase anterior à chegada do cliente às propriedades, o Casa Hotéis se apoia na tecnologia – e conta com a parceria da Pmweb. “Usamos as ferramentas da Pmweb tanto em nosso site, quanto na central de reservas, que tem fatia representativa das vendas. Mais ainda, essa parceria vem rendendo um crescimento exponencial do nosso grupo nos últimos anos”, diz Peccin.

Casa Hotéis e a tecnologia certa

Hoje,  a coleção de hotéis de charme da Serra Gaúcha usa as duas principais ferramentas da Pmweb para o mercado hoteleiro. “Como produtos, entregamos ao mercado o Let’s Book, plataforma de e-commerce totalmente desenvolvida para a hotelaria, e o Pmweb CRM, também desenvolvido exclusivamente para a indústria de hospitalidade e que permite aos clientes criar e automatizar suas campanhas de marketing”, explica Rodrigo Schaurich, COO da Pmweb. Para saber mais sobre as ferramentas digitais da Pmweb, clique em https://bit.ly/3euPXkx.

“Quando falamos em CRM (Customer Relationship Management), marketing e venda direta, é difícil muitas vezes imaginar que mundo é esse que estamos navegando. A Pmweb nos ajuda a encontrar esses caminhos. Com as ferramentas da empresa, conseguimos consolidar uma base, criar uma campanha e uma estratégia assertiva, distribuindo na hora certa, para o cliente certo. Isso, obviamente, trouxe-nos resultados muito melhores do que tínhamos antes de começar essa parceria”, acrescenta Peccin.

Na visão de Schaurich, o grande papel do CRM é prover relacionamento e experiências. “Com nossa plataforma, conseguimos criar relacionamentos únicos em escala. Tudo isso tem muito alinhamento com tudo que a hotelaria faz, porque o principal desafio do hoteleiro é conhecer o máximo possível sobre seu hóspede”, explica o COO da Pmweb. “Quando colocamos todo esse cuidado em contato com a tecnologia, conseguimos entregar para o hoteleiro escala, e isso muda todo o jogo”, acredita.

Quer conhecer melhor a trajetória de crescimento das vendas diretas da Casa Hotéis. Então, veja o vídeo abaixo:

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Pmweb