Outro dia, o Hotelier News publicou uma notícia com título impactante: Hotéis pagarão US$ 75 bilhões a intermediários em 2023. Baseado em um estudo do Skift, a reportagem relembrava que 75% das diárias mundiais tinham origem por meio de canais diretos em 1995. Agora, seria possível voltar a esses tempos “gloriosos” ou o alcance global ofertado pelas OTAs em um mundo conectado como o atual seria impossível de se abrir mão?

Para debater essa questão, o Hotelier News promoverá a live Vendas diretas: janela de oportunidade à vista?, que será realizada na segunda-feira (30), a partir das 9h30, na nossa página oficial no LinkedIn (conheça e acesse aqui). Com mediação do nosso editor-chefe Vinicius Medeiros, o painel terá também a participação de Augusto Rocha, vice-presidente de Vendas & Marketing da Pmweb, e Henrique Campolina, especialista em topline e que atuou por 22 anos na Accor.   

“Esses US$ 75 bilhões são muito dinheiro deixado na mesa, caro hoteleiro. Mais ainda, faça as contas por aí: isso é muito menos do que Booking.com, Expedia Group e Decolar gastam para dar o alcance que seu hotel necessita. Venda direta é o caminho mais óbvio, mas nada vem de uma hora para outra e demanda investimento, resiliência e maturidade digital”, observa Medeiros.

“Agora, intermediários sempre serão parceiros estratégicos da hotelaria, até porque são muito bons no que fazem. A saída mais rápida e prática? Gestão eficiente de canais. Entenda seus custos de distribuição e faça boas escolhas, mas nunca deixe de mirar a fidelização em um horizonte mais amplo”, continua.

Protagonismo

Para Rocha, a crise de alguns intermediários no Brasil abre uma janela de oportunidade para a hotelaria nacional. Agora, segundo o executivo da Pmweb, para aproveitar esse momento o hoteleiro precisa mudar de postura.

Hotelier News - live venda direta - Guto Rocha

Rocha: o hoteleiro precisa ser protagonista

“Ao longo dos últimos 20 anos, vimos um movimento autodestrutivo de OTAs tirando dinheiro da hotelaria e entregando ao Google e Facebook. Muitas OTAs quebraram nesse período e outras acabaram lesando clientes”, comenta Rocha.

“No final do dia, continua uma disputa de atenção pelo cliente final e a pergunta que fica é a seguinte: por que alguns hotéis ainda não assumiram o protagonismo?”, complementa o executivo da Pmweb.

Na visão de Campolina, e aproveitando o gancho de Rocha, ainda é possível “assumir” algum protagonismo fazendo o básico na distribuição e fidelização. “Se os hotéis continuarem terceirizando esse trabalho às OTAs, em muito pouco tempo reservar um hotel será igual pedir um táxi ou um delivery”, avalia.

Ou seja, usaremos um ou dois apps que virarão sinônimos de categoria. E, quando este momento chegar, a demanda, os valores e as comissões serão 100% controlados por esses players e nada poderá ser feito”, finaliza.

A live será transmitida ao vivo, a partir das 9h de segunda-feira (30). Para assistir, basta “sintonizar” no canal oficial do Hotelier News no LinkedIn. Será possível interagir com os participantes enviando perguntas para [email protected]. Esperamos vocês!

(*) Crédito da foto: moinzon/Pixabay