A temporada 2024 do Hotel Innovation Talk deu partida ontem (28) à noite, em Petrópolis (RJ). E, de fato, a cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro não decepcionou, com o salão de eventos do Hotel Grão Pará, gerido pela Kastel Hotéis, cheio de hoteleiros. Na programação, cinco palestras com conteúdo focado em gestão, transformação digital, inovação e perspectivas para o mercado em 2024. A próxima parada do roadshow da TOTVS é em Balneário Camboriú (SC), no dia 13 de março.

Gerente geral da Pousada Vila Brasil, que fica bem próximo do Centro Histórico de Petrópolis, Guilherme Monteiro conta que veio ao evento da TOTVS para se inteirar sobre novas tecnologias do mercado. Com uma demanda praticamente 100% de lazer, a propriedade de 12 apartamentos tem na sazonalidade um grande desafio. “Contamos com um bom espaço de eventos para 200 pessoas e, em função disso, recebemos muitas ocasiões sociais, mas a receita de hospedagem cai nos dias de semana, o que é uma barreira”, conta Monteiro.

Outra questão, segundo o executivo, é o elevado percentual de vendas via OTAs, que responde por metade das reservas. “Gostei do conteúdo por isso, porque falou de fidelização e como os processos e as pessoas são importantes para criar uma uma cultura de venda direta no hotel”, ressaltou Monteiro, que se disse interessado em contratar uma ferramenta de chatbot. “Essa é uma das principais dores da nossa indústria, mas de nada adianta apostar em tecnologia sem investir em processos e pessoas”, acrescentou Cadu Cordeiro, Tribe Leader de Distribuição da TOTVS Hotelaria e um dos palestrantes da noite.

Cliente TOTVS e anfitrião do evento, Fabiano Barros conta que a Kastel Hotéis também deseja elevar a fatia de vendas diretas da rede, que conta com 12 unidades espalhadas por Petrópolis, Búzios (RJ), João Pessoa e Recife. “Há espaço para aumentar o volume deste canal, visto que temos um percentual de 32% de vendas diretas”, acrescentou. “Isso será fundamental para nosso plano de expansão futuro”, completou.

Programação

O ciclo de conteúdos do Hotel Innovation Talk começou com uma palestra do nosso editor-chefe Vinicius Medeiros, que falou sobre as perspectivas para a hotelaria em 2024. “O recado principal é que as bases de crescimento do ano passado, de dois dígitos, serão difíceis de serem obtidas, e o hoteleiro não pode se assustar”, comentou Medeiros. “Em função disso e de outros fatores, o gestor dos hotéis brasileiro tem como dever de casa este ano examinar atentamente sua receita e seus custos para criar estratégias que otimizem essas duas pontas do negócio”, acrescentou.

TOTVS - Roadshow Petrópolis - foto interna

Thais falou sobre a oferta da TOTVS na hotelaria

Além dele, Claudio Cordeiro e Thaís Abreu, diretor de Food e Hospitalidade da TOTVS e gerente de Vendas da TOTVS Hotelaria, respectivamente, também palestraram no encontro, alem de Douglas Pires, head Comercial da Letsbook. Cordeiro falou sobre transformação digital e deu destaque às mudanças de comportamento do consumidor, pontuando a chegada da chamada Geração Z aos hotéis. Ele aproveitou para fazer uma provocação aos presentes.

“Seus hotéis estão preparados para receber esse público, que é nativo digital, totalmente conectado e que faz tudo pelo smartphone? Lembre-se que a jornada de compra começa bem antes da estada e seu empreendimento precisa estar bem posicionado em diferentes etapas desse processo”, comentou.

Em uma apresentação recheada de números de diferentes pesquisas de mercado, Pires abordou um tema estratégico para os hotéis – fidelização – e deixou um recado importante para os hoteleiros. “No fim da linha, não se trata de intensidade. Na verdade, o mais importante é a consistência, e plataformas de CRM possibilitam aos hotéis criar relacionamentos únicos em escala”, disse o head Comercial da Letsbook.

Já Thaís foi incumbida de fechar a programação e aproveitou sua fala para apresentar o modelo de business performance desenvolvido pela TOTVS ao lado de parceiros como Letsbook, RD Station e Tribuzana. “Criamos um ecossistema que possibilita incremento da venda direta por meio da fidelização dos clientes”, comentou a executiva.

Ela lembrou ainda que os custos de distribuição são despesas relevantes para os hotéis, e que é possível virar esse jogo com inovação, em um conteúdo com total sintonia com as queixas citadas pelos hoteleiros presentes. Entre outras coisas, ela pontuou em sua fala que o setor hoteleiro brasileiro ainda enxerga soluções tecnológicas como custo, em vez de investimentos, ficando à mercê de canais terceirizados, como as OTAs.


Parceiros TOTVS no Business Performance:

  • Letsbook: motor de reservas + CRM + central de reservas
  • RD Station: automação de marketing
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

“Quando o hóspede chega via OTA e o hotel não possui uma estratégia de fidelização, esse consumidor torna-se fiel ao terceirizado. É possível mudar esse jogo com a estratégia certa”, finalizou.

O Hotel Innovation Talk é uma realização da TOTVS e conta com o apoio e patrocínio da Intel, além de parceria da Letsbook. Já o Hotelier News é media partner oficial do roadshow da gigante de tecnologia.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News