Pai do Bernardo e marido da Dani, Cadu Cordeiro adora escutar músicas diferentes, assistir filmes e séries em família, almoçar e tomar café com amigos, além de desfrutar de boa cerveja com boa companhia. É também um ávido ouvinte de podcasts e o Hotel Trends está entre os seus favoritos.

No segmento de vendas desde 2005 e empreendedor desde 2012, Cordeiro adora dialogar e se comunicar com pessoas. Tanto é que, em abril do ano passado, criou o canal Vamos Dialogar, que traz profissionais e empreendedores de turismo e hotelaria como convidados. Com seu conhecimento e visão de gestão moderna, faz consultoria para hotéis independentes, debatendo soluções estratégicas em vendas, distribuição e marketing.

Hoje (3), o Hotelier News recebe o profissional para tratar sobre o mercado de hotéis independentes e seu recém-criado Movimento Venda Melhor seu Hotel.

Três perguntas para: Cadu Cordeiro

Hotelier News: Com essa iniciativa, você pretende atingir apenas hotéis independentes? Ou pequenas redes também são uma possibilidade?

Cadu Cordeiro: De acordo com o estudo Hotelaria em Números 2021, da JLL, 85% dos empreendimentos hoteleiros são independentes, ou seja, não tem uma marca. Portanto, sim, o Movimento Venda Melhor seu Hotel pretende atingir tanto hotéis únicos e pequenas redes locais geridas por famílias há gerações, e que, nesse momento pós-pandemia, precisam atualizar seus processos e métodos para se manterem relevantes e, claro, lucrativos.

Há diversas pequenas redes pelos interiores do Brasil. Entretanto, não funcionam assim na prática. Em geral, cada membro da família é proprietária de uma unidade e cada um faz a gestão da forma que melhor entende. Não há processos claros, não há centralização de compras, por exemplo, e muito menos métodos, processos e métricas para mensurar as vendas. Esses são os hoteleiros que quero atingir com a Mentoria em Vendas Estratégicas e os ajudar na melhoria da lucratividade.

HN: Quais os principais objetivos do projeto?

CC: O Movimento Venda Melhor seu Hotel tem como principal propósito ser parte da solução e ajudar o hoteleiro a otimizar seu processo de vendas. O foco do método e estratégia desenvolvida e aplicada é a maior rentabilidade e lucratividade. Serão 90 horas de Mentoria Estratégica em Vendas, gratuita, para 90 hotéis independentes. Isso corresponde a 1% da hotelaria independente nacional, de acordo com o estudo. Criei um site onde o hoteleiro, que se interessar e ver sentido no Movimento, possa se cadastrar e se comunicar diretamente até o agendamento da hora gratuita de mentoria.

No último Vamos Dialogar que foi ao ar, trouxemos o seguinte dado: em geral, o hoteleiro tem baixo uso das soluções tecnológicas adotadas e contratadas, ou seja, usam somente para o básico. A razão disso? Falta de atenção, falta de gestão, falta de treinamento e também falta de conhecimento do negócio em si. Esse também é um dos objetivos da Mentoria em Vendas Estratégicas, fazer mais com as soluções e estrutura que já possuem. Tudo isso em uma hora de forma gratuita para o hoteleiro que participar do Movimento.

HN: Quais são os apoiadores do projeto e quais funções estes desempenham para a iniciativa?

CC: Entre os apoiadores da iniciativa Venda Melhor seu Hotel estão as empresas: Omnibees, Hatsur Comunicação, OTA insight, Hospedin, Iterpec, Onfly e Portão 3. Todos esses parceiros acreditam muito em uma cadeia equilibrada, eficiente, e precisam dos hotéis “saudáveis” do ponto de vista financeiro. Contar com esses parceiros estratégicos que já atuam dentro do segmento de turismo e tecnologia ajuda o movimento a gerar esse impacto em cadeia. Entendemos juntos que o turismo global precisou se reinventar para trazer soluções criativas para problemas comuns e corriqueiros e parte da proposta de valor dessas empresas reafirmam esse cuidado.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal