As expectativas eram altas e acabaram realmente se confirmando. Divulgada hoje (22) pela HotéisRIO, pesquisa aponta que a ocupação média no feriado de Carnaval no Rio de Janeiro bateu em 96%. Os números são válidos para o período de 18 a 21 de fevereiro e superam a última estimativa compartilhada pela entidade.

Segundo números da HotéisRIO, a região de Ipanema e Leblon foi a mais procurada pelos turistas, com as propriedades dos dois bairros se aproximando da lotação e registrando 98,1% de ocupação. Apenas o Centro, com 94,7% dos quartos ocupados, viu o indicador ficar abaixo de 95%.

Como mostram os dados da entidade, Flamengo e Botafogo (96,2%), Leme e Copacabana (95,27%), Barra da Tijuca e São Conrado (95,17%) também tiveram altíssima demanda no feriado.

Avaliação

Presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes comemorou o desempenho dos hotéis da cidade no Carnaval. “Com esse excelente resultado, a expectativa da hotelaria carioca se confirmou. O interior do estado também registrou ótimos números.  Às vésperas do Carnaval, por exemplo, estava com 92,65% dos quartos reservados”, comenta.

De acordo com Lopes, como aconteceu no Réveillon passado, o percentual de estrangeiros apresentou aumento e ficou em torno de 35%. “Destaque para norte-americanos e argentinos, seguidos de franceses e chilenos”, acrescenta o dirigente. “Entre os turistas nacionais, os oriundos de São Paulo e Minas Gerais foram maioria, mas Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Goiás também apresentaram participação expressiva”, completa.

A afirmação de Lopes em relação aos mercados emissores está em linha com os dados divulgados pelo Hotelier News e OTA Insight em reportagem publicada no dia 3 de fevereiro. A partir dos dados de buscas por passagens aéreas na internet, listamos na ocasião São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Goiânia como as praças com maior procura.

Além disso, mostramos que a demanda estrangeira estava elevada para a data, o que também acabou se confirmando. Segundo os números da OTA Insight, a procura do mercado internacional representava mais de 30% das buscas quando a matéria foi publicada. Em um ótimo indicativo para o restante do ano, esse percentual foi superior.

(*) Crédito da foto: Fernando Maia/Riotur