Conforme o Carnaval vai se aproximando, o número de reservas para hotéis no Rio de Janeiro vem crescendo. Divulgada no dia 23 de janeiro, a primeira projeção da HotéisRIO de ocupação para o feriado para a capital fluminense era de 63%. Agora, a expectativa deu um salto para 80,91% de quartos reservados entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

A região de Ipanema/ Leblon, com 91,72%, desponta, seguida por Barra/ Recreio (81,69%), Leme/ Copacabana (79,59%), Flamengo/ Botafogo (78,75%) e Centro (77,20%).

“A expectativa da hotelaria carioca é de que a ocupação no feriado momesco alcance 100%, pois ainda há muitas reservas chegando. Como aconteceu no Réveillon 2022/2023, o percentual de estrangeiros apresentou aumento e deve ficar em torno dos 35%, com destaque para norte-americanos e argentinos, seguidos de franceses e chilenos. Entre os turistas nacionais, os oriundos de São Paulo e Minas Gerais são maioria, mas Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro também apresentam participação expressiva”, declara Alfredo Lopes, presidente da HotéisRIO.

Outros dados

De acordo com o relatório Hotel Trends Stats — desenvolvido pela OTA Insight em projeto lançado com o Hotelier News — o Carnaval vem gerando picos altíssimos de demanda, principalmente quando comparados a outras datas nos próximos 60 dias.

Segundo o estudo, a alta procura por hospedagens tem possibilitado aos hotéis elevarem suas tarifas, com diárias públicas subindo a duas semanas da folia, com incremento médio de 20%. Desta forma, a diária média pública ultrapassa os R$ 2 mil.

(*) Crédito da capa: Heibe/Pixabay