Após encerrar 2022 com 3,63 milhões de turistas internacionais, o setor turístico do Brasil começa 2023 em ritmo de recuperação, impulsionado pelo Carnaval. Só em fevereiro, segundo dados do BC (Banco Central) divulgados pelo MTur (Ministério do Turismo) e pela Embratur, os visitantes estrangeiros injetaram US$ 529 milhões na economia. Embora a alta de 10,6% frente ao ano passado e de 50% em relação a 2021 sejam frágeis – em função dos efeitos da Ômicron no início de 2022 e do auge da pandemia no ano anterior – este é o melhor resultado para fevereiro dos últimos quatro anos.

Considerando o primeiro bimestre, o Brasil recebeu 1,5 milhões de turistas, que movimentaram US$ 1,1 bilhão na economia nacional. O volume de visitantes é o maior da série histórica iniciada em 2019, até então o melhor ano (1,4 milhões) e a cifra obtida é superior no mesmo período de 2020 (US$ 1,060 bilhão), quando a pandemia ainda não havia explodido no Brasil.

“No ano passado, a retomada do turismo internacional pós-pandemia, no Brasil, estava abaixo da média mundial, segundo dados da OMT (Organização Mundial do Turismo). A mudança de governo foi determinante para revertermos o quadro”, pontua Marcelo Freixo. “O mundo quer vir ao Brasil porque agora reconhece um povo que respeita a democracia, tem responsabilidade climática, combate o racismo, respeita e valoriza sua diversidade, e quer com seu turismo contribuir para a consolidação desse Brasil”, explica o presidente da Embratur.

Na avaliação de Freixo, a entrada de US$ 604 milhões em janeiro e US$ 529 milhões em fevereiro provenientes do turismo internacional, tem ajudado o país a gerar emprego e renda. “É o foco de nosso trabalho: atrair novos turistas e qualificar esse turismo”, salienta o presidente da entidade.

“Hoje o luxo para o turista europeu é ter acesso a experiências incríveis, autênticas. Eles procuram o turismo de base comunitária que permite viver a cultura daquela localidade e se conectar com a natureza”, continua Freixo. “O Brasil tem potencialidades ainda pouco exploradas e o turista estrangeiro está interessado em nos visitar”, complementa.

MTur: Nova gestão

O bimestre também é o primeiro da atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as ações pautadas para os primeiros 100 dias de governo, está o financiamento de obras e retomada de obras paralisadas de infraestrutura turísticas pelo país, retomada de ações de acessibilidade e o projeto Rede de Cidades Criativas. Este último visa promover consultoria na construção de um Plano de Transformação e apoio no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.

“Começamos o ano com a missão de reconstruir o país e isso já começa a impactar o turista estrangeiro”, alega Daniela Carneiro, que assumiu o MTur no começo deste ano. “Continuaremos firmes na estruturação e promoção dos nossos destinos para movimentar a economia, gerando emprego e renda para a população”, completa a ministra.

(*) Crédito da foto: Vidar Nordli-Mathisen/Unsplash