O MTur (Ministério do Turismo) está sob novo comando. Agora, a deputada federal Daniela Carneiro (RJ) está à frente da pasta. A nomeação, já adiantada pelo Hotelier News, aconteceu hoje (2) em Brasília. Na cerimônia, a nova gestora destacou o potencial econômico do turismo brasileiro e o novo momento do setor, além de pregar a união com os dirigentes e entidades, com o trade e a sociedade em geral.

“É muito emblemático que este momento que estamos iniciando hoje aconteça no mês em que o Ministério do Turismo completa 20 anos de existência, tendo sido criado ainda durante o primeiro mandato do presidente Lula, um líder que traz no seu DNA a importância do setor como indutor econômico, um segmento que envolve mais de 50 atividades e que antes da pandemia representava 8% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). É um potencial impossível de ignorar e que pode ser ainda maior. Fortalecer o turismo significa gerar mais renda, empregos e combater a fome”, afirmou a nova ministra.

Daniela declarou ainda que buscará resolver, em caráter de urgência, a questão da alta das passagens aéreas, junto aos ministérios da Fazenda, Transportes, Planejamento, entre outros. As altas tarifas têm dificultado o incentivo ao turismo no Brasil. Outro item pontuado pela ministra foi a recomposição orçamentária, visto que o ministério possui orçamento previsto em R$ 19 milhões para 2023, redução de 74% em relação ao ano anterior.

Metas

Em seu discurso, Daniela falou sobre a necessidade da promoção de um turismo mais inclusivo, para que todas as pessoas possam ser contempladas. “É necessário promover um turismo associado à defesa dos direitos da criança e do adolescente, com o objetivo de dizimar a exploração sexual e o trabalho infantil. Vamos mostrar ao mundo toda nossa alegria, pluralidade, diversidade étnica e cultural”, pontua.

Marcelo Freixo, futuro presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), agradeceu a ministra pelo convite para comandar o braço internacional do setor e a parabenizou por aceitar o desafio à frente do Ministério. “Que bom ter uma mulher à frente de uma pasta tão importante e decisiva, porque precisamos gerar emprego e renda”, diz.

A liderança feminina do MTur também foi destacada por Bruno Giovani, vice-presidente do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). “Isso muito representa, de fato, o que a gente fala de inovação e diversidade nessa área. É um momento único que tanto a ministra, quanto o presidente Freixo vão ter, de poder estabelecer uma sinergia entre as duas entidades e as pastas. Isso faz muita diferença na aplicação das políticas públicas. Estamos à inteira disposição para criar o momento ideal que o Brasil precisa”, ressalta.

Daniela Carneiro: trajetória

Nascida em Italva (RJ), Daniela tem 46 anos e é formada em Pedagogia pela Associação Brasileira de Ensino Faculdades Integradas de Nilópolis. Além disso, é pós-graduada em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes.

Em sua carreira, atuou como secretária de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, entre 2017 e 2018. Logo em seguida, foi eleita para seu primeiro mandato como deputada federal, com votação expressiva. No ano passado, foi a candidata mais votada, recebendo 213,7 mil votos, reelegendo-se para seu segundo mandato na legislatura.

(*) Crédito da foto: Divulgação