Filiada ao União Brasil, a deputada federal Daniela Carneiro (RJ) será a próxima ministra do Turismo. Ela não tem experiência na indústria, atributo que muita gente do trade desejava para o comandante da pasta.

Daniela foi a deputada federal mais votada no Rio de Janeiro nas últimas eleições, sendo eleita pela segunda vez consecutiva para o cargo legislativo. Com 213.706 votos, superou nomes conhecidos da política fluminense, como o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivela e a ex-governadora Benedita da Silva.

Perfil

Daniela Carneiro tem 46 anos e é casada há 23 anos com Waguinho, atual prefeito de Belford Roxo (RJ) e presidente estadual do União Brasil. Nas eleições, inclusive, ela usava o nome Daniela do Waguinho. 

Tudo indica que ela assume a pasta na divisão de ministérios feita pelo Partido dos Trabalhadores com a base aliada. Vale destacar que Waguinho integrou a equipe de transição do governo.

Antes de se eleger deputada federal, em 2018, só tinha trabalhado na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em 2003, por conta de sua formação como pedagoga.

Passou também pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, também do Rio, e só foi voltar a atuar na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo em 2017, quando começou a desenhar seu futuro político.

(*) Crédito da foto: Divulgação