De acordo com pesquisa realizada pela VCA (Visa Consulting & Analytics), foi registrado aumento de 56% nos gastos de estrangeiros no Brasil durante o Carnaval. Esse movimento já era esperado, visto que um estudo feito pela OTA Insight no Rio de Janeiro, um dos destinos mais buscados no período, mostrou grande procura por parte de estrangeiros para as festas.

O levantamento da Visa também mostra que os maiores mercados emissores de turistas para o Brasil no período foram Argentina (60%), Chile (17%) e Uruguai (6%). As cidades mais visitadas pelos estrangeiros e que, consequentemente, apontaram maior crescimento em transações internacionais com credenciais Visa foram, por ordem, Florianópolis, Rio de Janeiro, Bombinhas (SC), São Paulo e Balneário Camboriú (SC).

Outros dados

Ao analisar a totalidade das transações com credenciais, a Visa notou que as cidades que apresentaram maior crescimento, comparando os carnavais de 2023 e 2022, foram São Luiz do Paraitinga (SP), com 20%; Diamantina (18%) e Ouro Preto (6%). “Além do aumento nas transações presenciais e da presença de turistas no país, também registrarmos que quase 50% dos pagamentos realizados no período analisado foram por aproximação, 15 pontos percentuais acima do registrado no ano passado”, afirma Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics.

“Isso demonstra que a tecnologia tem ganhado cada vez mais confiabilidade por parte dos consumidores, que procuram segurança e inovação em seu dia a dia”, finaliza o executivo.

Crédito da capa: (*) Vidar Nordli-Mathisen/Unsplash