O segundo trimestre da Booking.com seguiu a tendência de 2022 e representou quebra de recordes internos. As reservas brutas de viagens tiveram aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado e ultrapassaram os US$ 39,4 bilhões relatados no primeiro trimestre deste ano, que havia sido o recorde anterior da empresa. 

A receita total do semestre foi de US$ 5,5 bilhões, representando aumento de 27% em relação ao ano anterior, e o lucro líquido foi de US$ 1,3 bilhão, um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2022. O EBITDA ajustado foi de US$ 1,8 bilhão, 64% maior do que o último ano e significativamente superior às expectativas da empresa, afirmou Glenn Fogel, CEO da Booking.com.

Para o terceiro trimestre, os sinais são mais do que positivos e, de acordo com o Phocuswire. Fogel acredita que o período representará uma temporada recorde nas viagens de verão no Hemisfério Norte. 

“No segundo trimestre, continuamos a ver uma forte demanda por viagens de lazer, o que contribuiu para os sólidos resultados que estamos anunciando hoje”, disse o CEO.

Despesas de marketing

Já as despesas de marketing no trimestre foram de US$ 1,8 bilhão, com aumento de 4% em relação ao ano anterior. O número de noites reservadas aumentou 9% em relação ao segundo trimestre de 2022 e os sinais para o terceiro trimestre são ainda mais animadores.

Em julho, Fogel viu que as taxas de crescimento mais do que dobraram o aumento de 9% do segundo trimestre. “Estimamos que as noites reservadas em julho aumentarão cerca de 20% em relação ao ano anterior”, projetou o CEO. “No geral, estamos muito satisfeitos em ver nosso desempenho no primeiro semestre do ano, que se beneficiou da força contínua e resiliência da demanda geral por viagens”, acrescentou o executivo.

Além de celebrar os números, Fogel também falou sobre os investimentos da empresa em frentes como inteligência artificial e viagens conectadas. “Estamos vendo progresso em várias iniciativas importantes que ajudarão a fortalecer nosso negócio a longo prazo”, comentou.

Em junho, a Priceline revelou um conjunto de mais de 40 novas ferramentas e atualizações para planejamento e reserva de viagens , incluindo um chatbot com inteligência artificial desenvolvido com tecnologia da OpenAI e do Google. “Penny” é o nome da assistente virtual que faz parte da suíte Trip Intelligence da empresa.

No mesmo mês, a Booking.com adicionou recursos de bate-papo ao seu aplicativo móvel . O novo AI Trip Planner combina os sistemas de machine learning existentes da agência de viagens online com a interface de programação de aplicativos ChatGPT da OpenAI para que os usuários possam receber recomendações de viagens com base nas preferências que descrevem em linguagem natural.

“Acreditamos que a atual experiência de viagem é muito mais complicada, fragmentada e frustrante para os viajantes do que deveria ser”, pontuou Fogel. “Eventualmente, nossa visão de viagem conectada irá melhorá-la muito por meio da tecnologia”, finalizou o executivo.

(*) Crédito da foto: Divulgação / Booking.com