Empresas de turismo de Bonito (MS) registraram o melhor mês de setembro em sete anos. De acordo com dados do OTEB (Observatório do Turismo de Bonito), a cidade recebeu 25.689 pessoas no período. De janeiro a setembro, o número de visitantes foi de 127.644.

O resultado positivo na cidade, conhecida por ser um grande destino de ecoturismo, é decorrente do avanço da vacinação, que tem alavancado a retomada das atividades econômicas e turísticas. Para Janaina Mainchein, coordenadora do observatório, a recuperação gradual do setor se seve deve ao bom desempenho do Mato Grosso do Sul no enfrentamento à pandemia.

“A cidade anda muito lotada. Turistas de várias partes do estado vêm à cidade nos feriados e finais de semana. Quando passa domingo, eles vão embora e, em seguida, chegam turistas de fora do estado, que ficam por mais tempo, normalmente uma semana”, disse em entrevista ao portal Correio do Estado.

Bonito (MS): Ocupação hoteleira cresce 26% em setembro

Ainda segundo o relatório do OTEB, a ocupação hoteleira na cidade foi de 65% em setembro. O resultado aponta crescimento de 26% em relação a agosto, que registrou taxa de 39%. Frente a período de 2020, houve alta de 12%. O reestabelecimento do turismo na cidade também se reflete no crescimento da malha aérea. No mês passado, foram registrados 1.395 desembarques no terminal local, número que é inferior apenas ao do mês de julho, que teve 1.403.

O aumento do fluxo de turistas na região se deve também às restrições a voos internacionais, que fizeram com que os viajantes brasileiros voltassem atenções para os destinos nacionais. O estado de São Paulo lidera o ranking de visitação à cidade, com 31,86%, seguido por Rio de Janeiro (12,49%) e Paraná (9,60%), confirmando a informação trazida em levantamento recente da Booking.com, que apontou que os turistas do Sudeste brasileiro têm maior interesse por viagens.

O relatório também mostra crescimento gradual da demanda internacional, com turistas de países como Paraguai e Estados Unidos visitando o destino durante todo o ano, mesmo que em número consideravelmente menor.

Impacto na hotelaria

Cida Sanches, gerente geral do Marruá Hotel, afirmou que a performance do empreendimento em setembro superou as expectativas. “Nós tivemos ocupação de 65% e a tendência é de que este percentual continue crescendo. Nos primeiros 10 dias de outubro, por exemplo, nós já superamos o mês anterior”, pontuou em contato com a reportagem do Hotelier News.

Ela afirmou ainda que o hotel projeta ocupação de 100% para as festividades de final de ano e que a alta procura deve se manter até o Carnaval. “Neste processo de retomada, é tudo muito imediatista: as pessoas têm feito reservas em datas bem próximas às viagens, mas o cenário é bastante otimista, visto que o Mato Grosso do Sul sempre está no topo do ranking de total de vacinados. Também temos notado os primeiros sinais da recuperação no setor de eventos. A nossa expectativa é de que a hotelaria se recupere totalmente em 2022”, avalia.

O cenário otimista se reflete também em outros empreendimentos, como a Pousada Recanto dos Pássaros, que registrou bom desempenho no mês de setembro. De acordo com Ingrid Medina, proprietária da pousada, os primeiros sinais da retomada aconteceram ainda em meados de agosto.

“Setembro foi ótimo e a expectativa para os próximos meses é muito boa. Atualmente, estamos tendo uma taxa média de ocupação de 90% aos fins de semana e 50% nos demais dias. Antes mesmos das festas de fim de ano, nós já temos registrado muitas reservas. Em novembro, por exemplo, já temos dois finais de semana completamente lotados. Já para Natal e Ano Novo, nossa expectativa é atingir 100% de ocupação, e essas boas taxas devem se manter até o Carnaval”, disse.

Ingrid afirmou ainda que acredita a recuperação do setor deve acontecer de forma efetiva em 2022. “Penso que este resto de ano servirá para recuperarmos os prejuízos, que foram grandes por conta dessa crise. O público da nossa, pousada, por exemplo, é majoritariamente de lazer, mas durante a crise, foram as viagens de negócios que nos mantiveram”, finaliza.

(*) Crédito da foto: maurosegura/Pixabay