BA’RA supera metas com o apoio dos pessoenses
27 de dezembro de 2022Com apenas um mês de soft opening, encerrado em 30 de outubro, o BA’RA Hotel já comemora resultados acima do esperado. Aberto oficialmente no dia 6 de outubro, o empreendimento lifestyle caiu nas graças do pessoense, acumulando 97% de satisfação do público, assumindo o primeiro lugar do TripAdvisor na hotelaria de João Pessoa com apenas dois meses de operação.
Atuando em duas divisões principais — hospedagem e gastronomia — o BA’RA vem superando expectativas orçamentárias. A ocupação já chega a 6% acima do projetado, com diária média 22% superior ao orçado e RevPar superado em 11%.
“Somos um hotel vocacionado ao lazer, segmento que está em uma crescente pós-pandemia. Temos feito um trabalho comercial agressivo desde maio, com uma equipe estruturada. O destino João Pessoa também vem despontando no turismo”, avalia Gefferson Alves, diretor geral do empreendimento.
O executivo ressalta que ter o jogador de futebol Hulk como um dos investidores também aguçou a curiosidade do mercado, gerando um marketing espontâneo. “E mesmo assim mantivemos um trabalho forte nos segmentos B2B e B2C”, acrescenta.
Público pulverizado
Ainda engatinhando em sua operação, o BA’RA detém 30% de seu público regional para hospedagens. Já 40% dos clientes são oriundos do Sul e Sudeste. “Estamos em fase de desenvolvimento da demanda sul-americana. Da Europa, a parcela não chega a 3%”, revela Alves.
Na gastronomia, o restaurante Iocá e Orema são sucesso entre os pessoenses. “Hoje, nossa ocupação nos dois espaços é de 80% do público local. São ofertas muito distintas que caíram na graça do morador, mas o rooftop é o queridinho”, aponta o diretor.
Contabilizando os dois restaurantes, a gastronomia responde por 60% do faturamento do BA’RA. Contudo, o business plan do hotel prevê uma inversão de proporções em 2023 — com os espaços garantindo 40% da receita e a hospedagem, 60%.
É importante lembrar que o hotel não trabalha com o segmento Mice, mas atua com incentivos, grupos e experiências para casais, como noites de núpcias.
Para o verão, a expectativa da primeira alta temporada do BA’RA é a melhor possível. “Estamos trabalhando com um pacote de arrojo altíssimo em valor. Janeiro está surpreendendo com previsão de ocupação acumulada de 55% em orçamento e 51% on the books, com diária média de R$ 1800 para casal”, diz Alves.
Distribuição e mão de obra
Os canais diretos assumiram o protagonismo da distribuição, sendo responsáveis por 35% das reservas, quanto as OTAs representam 29%, site (12%) e o restante oriundo de agências e operadoras parceiras.
“Estamos em todas as prateleiras, pois esta sempre foi a nossa estratégia. Temos o cuidado de paridade e benefícios como reconhecimento e tratamento VIP de clientes que chegam por agências e operadoras”, afirma Alves.
Com 210 colaboradores diretos, o BA’RA enfrentou desafios de contratação de mão de obra, priorizando profissionais locais. “Cerca de 95% da nossa força de trabalho é local e 80% nunca teve uma experiência em luxo e lifestyle, pois João Pessoa não possuía um produto desse perfil”, conta o diretor.
Desta forma, o hotel vem investindo em capacitações que apresentaram resultados positivos. Entre os dias 1º e 15 de dezembro, o índice de satisfação do hóspede chegou a 99,5%.
Para 2023, a projeção é que a gastronomia seja composta por 70% do público local e 30% de hóspedes. “De hospedagem, nossa previsão é de 42% de ocupação no próximo ano, com 93% do público composto por viajantes a lazer”, completa o executivo.
(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News
(**) Crédito da foto: Divulgação/BA’RA Hotel