backoffice - oracle - promo

A transformação digital vem promovendo grandes feitos no setor hoteleiro de ponta a ponta. Desde a experiência do cliente em todas as suas nuances a rentabilidade dos negócios. Na operação dos empreendimentos, tanto no front quanto no backoffice, os processos internos quando automatizados trazem inúmeros benefícios para clientes, colaboradores e gestores.

Ganho de produtividade e redução de custos são apenas a ponta do iceberg. Ter uma única fonte de dados traz maiores insights sobre as finanças e operação como um todo. Desta forma, novas ferramentas ajudam a moldar a estratégia do dia a dia dos hotéis e, consequentemente, a impulsionar o crescimento de resultados.

O pontapé inicial para a automatização é a visão 360° dos hóspedes, com o objetivo de promover a fidelização do cliente em sua jornada completa: antes, durante e depois da estada.

backoffice - Mauricio Gullo

“Ainda se trata de uma problemática da indústria hoteleira, talvez pela falta de maturidade digital, que acaba defasada na adequação de novas tecnologias. Possuir uma visão geral de múltiplas aplicações de gestão é uma das dores de muitos clientes”, avalia Maurício Gullo, diretor Comercial NetSuite de Alianças e Canais América Latina.

Para contextualizar, a NetSuite faz parte do portfólio da Oracle, que oferece sistemas em nuvem, automatizando processos e dando maior visibilidade dos negócios. De acordo com Gullo, gestões manuais geram múltiplas fontes de informação, o que dificulta a análise de dados e tomadas de decisão.

“Muitos hotéis ainda utilizam planilhas de Excel, por exemplo. A partir disso, ele terá diferentes fontes de informação. Se o empreendimento vencer esse desafio, poderá ter um canal unificado de dados, retirar insights para o negócio e melhorar suas estratégias”, acrescenta o diretor. “Isso apoia o crescimento e as mudanças com uma visão de BackOffice e do PMS (Property Management System) atuando lado a lado. A meta do mercado é oferecer um serviço de excelência, pois no fim do dia eu fidelizo o cliente e elevo a rentabildade”.

Amy Secches, diretora de Vendas da Oracle Hospitality para o Brasil, reitera: “Ter o PMS OPERA Cloud juntamente com o PDV MICROS Simphony Cloud nativamente integrado por exemplo, trará uma experiência digital ao setor hoteleiro de transformação que muitos C-levels, donos e gerentes buscam há décadas. É preciso acreditar, enfrentar os medos da mudança e fazer acontecer! Nós temos os sistemas, a tecnologia e o conhecimento para que seja um sucesso.”

Backoffice: benefícios da automatização

Integrar processos e departamentos podem gerar inúmeros benefícios para a operação como um todo, não apenas em relação a questões financeiras e redução de custos. Mas vamos citar apenas os principais:

• Poder ter uma única plataforma de ERP online em diferentes localidades e países.
• Única fonte de informação e verdade sobre o negócio.
• Consolidação financeira nível subsidiária e corporativo.
• Velocidade no fechamento contábil.
• Unificar a forma de trabalhar e também o controle financeiro.
• Aplicar os mesmos processos de compra nos diferentes hotéis.
• Ter visibilidade de seus estoques em tempo real.

Cases de sucesso

Como pano de fundo, a Oracle destaca três cases de sucesso, com diferentes problemas que foram solucionados apenas com a automatização do backoffice. São empreendimentos que iniciaram sua transformação digital com abordagens distintas de acordo com o nível de maturidade em que se encontravam.

Visibilidade e controle do negócio

O hotel usava três sistemas diferentes para contabilidade e gestão financeira, além de planilhas. A ausência da integração fazia com que os dados ficassem em silos, com exigência de entradas manuais acima do normal e com grande quantidade de erro, o que inibia a consolidação de relatórios e também não permitia o cumprimento dos requisitos fiscais de várias localidades/países. Ausência de agilidade para tomada de decisão por não ter visibilidade e o controle do negócio.

backoffice - amy secches

Temos que enfrentar o medo da mudança, diz Amy

Finanças: mais veloz e mais ágil

Os benefícios do NetSuite neste cliente foram em poder consolidar os dados financeiros, automatizar processos como a geração de pedidos de compra e padronizar o processo de compra para os diferentes hotéis da rede e cumprir as regulamentações fiscais locais de múltiplas localidades. O cliente agora leva dois dias, em vez de 21, para o fechamento do mês e metade do tempo para gerar relatórios financeiros anuais. Com processos mais eficientes, a área financeira passou a um novo patamar de gerenciamento das finanças do grupo, e apoia o crescimento sem ser gargalo.

Apoio para crescer além

Este cliente ganhou maior visibilidade dos dados financeiros em tempo real sobre propriedades individuais e também do negócio como um todo a partir de um único painel. Ganhou visibilidade do inventário, da receita e das compras em tempo real e isso os ajudou a entender melhor o comportamento de seus hóspedes, e com isso puderam oferecer experiências cada vez mais inovadoras. Agora o empreendimento planeja integrar o NetSuite com seu sistema de gerenciamento de propriedades (PMS), para obter uma compreensão mais profunda de seus riscos financeiros e potencial de crescimento. Essas percepções ajudarão a liderança a traçar uma expansão futura, contando com um PMS que oferece gestão de multi-propriedades.

“São empresas com problemas similares, que optaram por resolver as questões do backoffice, que envolve o financeiro, contabilidade, compras, inventário etc. Processos manuais levam a muitos erros, múltiplas verdades e com a integração os empreendimentos podem colocar os colaboradores para atuarem em estratégia, saindo do operacional, além de melhorar o relacionamento com o cliente”, complementa Gullo.

“A automatização dos hotéis de ponta a ponta, traz a transformação que os hotéis estão buscando, enquanto as equipes podem focar na entrega dos serviços e satisfação do hóspede, deixando os sistemas atuarem por elas, evitando também erros humanos. A Oracle oferece soluções completas para a hotelaria, começando pelo PMS, passando pelo PDV, CRM, Distribuição, Backoffice, enfim, integrando toda a jornada do hóspede”, destaca Amy.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Oracle