aruba- plásticoMedida evitou o descarte de 64,8 milhões de sacolas nos oceanos

Com o meio ambiente como principal atrativo, Aruba vem desenvolvendo um trabalho de preservação e sustentabilidade há vários anos. Ao lado da Autoridade de Turismo, o governo da ilha caribenha tem o objetivo de transformar o lugar em um destino 100% sustentável. Com a necessidade global de reduzir os plásticos de uso único, o Ministério do Meio Ambiente proibiu o uso e descarte destes tipos de produtos, com período de um ano de transição para esgotar os estoques.

Em 2016, o Parlamento de Aruba votou por unanimidade a proibição, que entrou em vigor em 2017. Segundo Juliet Carvalhal, diretora e fundadora da Impact Blue Foundation, até o momento, foram evitados os descartes de 64,8 milhões de sacolas plásticas nos oceanos. 

Em 2018, o Programa Ambiental do Caribe criou um mapa interativo para acompanhar as mudanças legislativas relacionadas ao plástico. Aruba se destaca entre as ilhas por proibir sacolas plásticas, copos e cigarros descartáveis, além de espuma de poliestireno.

Aruba: conscientização

Todos os supermercados trocaram as sacolas de plástico por sacos de papel reciclado, e muitos ainda oferecem bolsas reutilizáveis para compra a um preço simbólico. Desde que a proibição foi implementada, os cidadãos começaram a reportar os estabelecimentos que oferecem sacolas plásticas proibidas postando imagens nas mídias sociais, ajudando a tornar as árvores e manguezais da "Ilha Feliz" agora livres de plástico.

"Com essas medidas, o país reafirma seu compromisso de cumprir as metas de desenvolvimento sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que afetarão: produção e consumo responsáveis, ação pelo clima, vida marinha e a vida dos ecossistemas terrestres", diz Ronella TjinAsjoe-Croes, diretora geral da Autoridade de Turismo de Aruba.

Além disso, Aruba acrescenta outra conquista aos seus esforços para combater a poluição e a degradação dos recifes de coral com a aprovação de uma nova lei que proibirá a oxibenzona (um composto químico comumente usado em cremes para o sol) em 2020. Com isso, a ilha interromperá a importação, venda e produção desses materiais e mais uma vez demonstra seu compromisso com o cuidado e o bem-estar da natureza.

Por meio da conscientização e ação, iniciativas atuais e visão de longo prazo: os setores público e privado da ilha estão trabalhando de mãos dadas para proteger o território e seus preciosos recursos naturais. Hoje, por exemplo, a ilha utiliza cerca de 20% de energia limpa e deu um passo gigantesco na produção de energia alternativa com a abertura do parque eólico Vader Piet Wind Park, que gera cerca de 18% das necessidades de eletricidade da ilha.

(*) Crédito da foto: 31774/Pixabay