Pouco depois de liberar o balanço financeiro anual, a Marriott International enfatizou que 2023 foi um ano especialmente robusto na expansão de acordos e adições em toda a região do Caribe e América Latina. A empresa anunciou, ontem (27), que quase dobrou o número de conversões orgânicas na região em comparação com 2022, com 57 transações e quase 7,3 mil quartos. Ao final do ano, a rede tinha um pipeline de 24 mil quartos em toda a região, informa o Hospitality Net.

Em 2023, a empresa adicionou mais de 170 propriedades ao portfólio na região latino-americana e caribenha, expandindo sua presença para quase 500 empreendimentos, entre hotéis e residências, e quase 87 mil quartos em 37 países e territórios. De acordo com a Marriott, esses números a tornam a maior rede hoteleira da América Latina e Caribe, tanto em quartos disponíveis, quanto em pipeline.

“Estamos satisfeitos em relatar um ótimo ano de crescimento para a Marriott na região, com forte atividade de desenvolvimento em 2023. Com o impulso contínuo nas conversões e nossa expansão em andamento em numerosos segmentos, incluindo luxury e allinclusive, permanecemos focados em fornecer aos nossos hóspedes e proprietários mais opções de classe mundial. Vemos oportunidades excepcionais na região em todos os segmentos, mas especialmente no midscale com a nova marca City Express by Marriott, abrindo novas possibilidades neste segmento em toda a região”, disse Laurent de Kousemaeker, diretor de Desenvolvimento para o Caribe e América Latina.

Expansão estratégica

Em 2023, a empresa posicionou a região latino-americana e caribenha como o ponto de partida para a entrada no segmento midscale acessível com a aquisição do portfólio da marca City Express. Com 150 propriedades e aproximadamente 17,5 mil quartos no México, Costa Rica, Colômbia e Chile, o acordo aumentou a presença da rede na região em aproximadamente 45%.

Com 60 propriedades em seis das sete marcas de luxury da empresa, a Marriott também inaugurou empreendimentos nos segmentos mais seletos, como o The Riviera Maya EDITION em Kanai e o The St. Regis Kanai Resort, ambos no México.

As inaugurações no segmento de luxo previstas para 2024 incluem o JW Marriott Sint Maarten Beach Resort (Sint Maarten), Almare, um resort all-inclusive da Luxury Collection em Isla Mujeres (México), um Ritz-Carlton Reserve em Papagayo (Costa Rica), The St. Regis Aruba (Aruba), W Punta Cana, All-Inclusive, The St. Regis Cap Cana Resort (República Dominicana) e W São Paulo (Brasil).

Na região possui um pipeline de luxo de 34 propriedades e mais de 5 mil quartos.

Quase 35% dos negócios da Marriott na região em 2023 foram conversões, incluindo a recentemente anunciada Villa Lapas, Autograph Collection (Costa Rica), Aloft Guadalajara Country Club, Sheraton Guadalajara Expo e Delta Hotels Puebla (México), e Las Terrenas, Autograph Collection (República Dominicana).

Marriott Bonvoy, o programa de viagens da empresa, conta com uma comunidade próspera de mais de 6 milhões de membros em na região e conta com novas parcerias estratégicas e mais maneiras de ganhar e acumular pontos em toda a região. Anunciado em maio de 2023, a empresa entrou em uma colaboração estratégica com a Rappi.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International