Cada vez mais, redes hoteleiras estão reforçando seus compromissos de sustentabilidade corporativa. Desta vez, a Amarante Hospitalidade passou a fazer parte do Pacto Global da ONU — iniciativa que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial a adotar e promover práticas mais responsáveis e sustentáveis em suas atividades e operações.

A rede, detentora dos resorts Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort, integra a ação baseada em 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Esses princípios são baseados em tratados e declarações internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção da OIT sobre Liberdade Sindical e Proteção do Direito de Sindicalização.

A Amarante desenvolve atividades socioambientais no Litoral de Alagoas, região em que os seus empreendimentos se localizam. Ao aderir a iniciativa da ONU, a empresa reforça seu papel com o meio ambiente e se compromete a implantar os princípios do pacto nas suas estratégias, operações e cultura corporativa.

A rede também passará a relatar publicamente seus esforços e progressos, para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a promoção de valores universais. Na Amarante, a ideia de fazer parte deste signatário surgiu através da percepção de responsabilidade e transparência com o público, e assim, por meio de uma carta assinada pelo CEO da Amarante, Mário Vasconcellos, conquistou a participação no projeto.

“Estávamos buscando algumas ideias de como poderíamos incentivar ainda mais os projetos de sustentabilidade na Amarante. A nossa missão com o ESG é algo que levamos muito a sério e quando vimos que poderíamos fazer parte do Pacto Global, notamos uma oportunidade de mostrar para todos o quão comprometidos estávamos com essa ideia”, explica Maria Luiza Romão, gerente de ESG na Amarante.

Pilares ESG

A empresa já tem como um dos seus pilares a seriedade com as ações de ESG. Entre as ações ambientais que a Amarante já realiza, estão a gestão de resíduos sólidos, estratégia para redução do consumo de plástico em todas as operações, economizador de energia em todos os apartamentos, estrutura para tratar de forma autônoma o esgoto, iluminação de led e captação de água pluvial.

De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 1 mil hóspedes da Amarante, 60% deles afirmaram ter bastante conhecimento sobre a empresa e sobre sustentabilidade, e mais de 200 deram sugestões de como trazer mais melhorias relacionadas a esses assuntos.

Por fim, Maria Luiza afirma que a entrada no Pacto é uma conquista muito gratificante, pois trata-se de uma organização mundial renomada e que sempre traz propostas de melhorias para o meio ambiente e humanidade, e que fazer parte disso só reafirma a presença da Amarante na prática de ESG e no compromisso com seus colaboradores e clientes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Amarante Hospitalidade