Com a pretensão de solucionar um problema sentido na própria pele, André Martellotta escreveu o livro Guia da Gestão Comercial em Hotelaria, publicado pela Editora Reflexão. De acordo com o autor, a obra foi escrita pensando em quem está entrando no mercado agora e tem pouco – ou nenhum – conhecimento sobre a área. 

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, o escritor conta que livros voltados à gestão comercial hoteleira são escassos. “Quando entrei no mercado, em 2012, sentia falta de um passo a passo, um guia, realmente”, afirma. O profissional passou por empreendimentos como o Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió, e o Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

Depois de quatro anos intensos de experiência comercial em empreendimentos diversos, Martellotta lançou um curso online pela plataforma Udemy. “Inicialmente, criei um curso online com a mesma proposta do livro, tive vários alunos, e ainda hoje é um curso bem avaliado”, conta o profissional. “Esse ano tive a ideia de escrever o livro baseado no curso, mas de forma mais atualizada. Gravei as aulas em 2018 e o mundo, hoje, no pós-pandemia, é outro”, comenta.

Martellotta não pretende parar no Guia. Seu objetivo é seguir na área acadêmica, da qual já faz parte, como professor na faculdade Hotec, em São Paulo. Além disso, o autor é proprietário da agência Turismo de Experiência e presidente do Coletivo Muda pelo Turismo Responsável.

O Guia da Gestão Comercial em Hotelaria

Na descrição da obra, a promessa é de que “com uma abordagem prática e baseada em vivências reais, o livro fornece ferramentas e estratégias que podem ser aplicadas imediatamente no ambiente de trabalho”. Além disso, a publicação propõe “desde técnicas de negociação até a criação de ações de marketing eficazes, cada capítulo é cuidadosamente elaborado para oferecer insights valiosos e contribuir para o desenvolvimento profissional dos leitores”. 

O lançamento do Guia será no próximo dia 9, quinta-feira, Dia do Hoteleiro. “Escolhi essa data a dedo. Além do Guia, tenho outros livros prontos, que ainda não foram lançados. Esse é só um primeiro passo”, revela Martellotta.

O evento de lançamento ocorre na Livraria Drummond, localizada na Av. Paulista, das 10h às 12h. Para adquirir um exemplar do livro, clique aqui.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Editora Reflexão