A hotelaria está caminhando em direção à automação e esta não é mais uma questão de escolha. Dia após dia, estamos acompanhando o avanço do uso de ferramentas como IA (Inteligência Artificial), entre outras tecnologias. Agora, resta aos gestores se anteciparem e pensarem à frente.

Com a proliferação de dispositivos inteligentes e hóspedes cada vez mais conectados, a demanda por experiências altamente personalizadas e sem interrupções vem crescendo. Ao mesmo tempo, os negócios de hospitalidade lidam com o aumento dos custos trabalhistas e a falta de pessoas qualificadas para preencher vagas em aberto.

A automação se apresenta como uma maneira de fazer mais com menos, ao mesmo tempo em que atende e supera as expectativas dos clientes, conforme aponta o Hospitality Net.

Oito razões para investir em automação hoteleira

1 – As expectativas dos hóspedes estão cada vez mais altas: como superar altas expectativas com pouca mão de obra? Pesquisas que apontam para o fato de que mais de 80% dos operadores na área estão integrando sistemas automatizados para aprimorar operações, reduzir erros humanos e otimizar o desempenho.

Atualmente, os consumidores desejam experiências altamente personalizadas, e a automação surge como resposta a essas expectativas. Os hóspedes querem aplicativos móveis, opções de autoatendimento e auto check-in que lhes permitam controlar suas estadas.

2 – Otimização de receitas: soluções de otimização de preços e gestão de receitas estão se destacando para eliminar incertezas na precificação de hotéis. Utilizando algoritmos de machine learning, essas soluções automatizam ajustes de preços ao longo do dia, proporcionando às organizações hoteleiras uma vantagem estratégica na melhoria de receitas e lucros.

3- Escassez de mão de obra e aumento de custos são heranças da pandemia: a indústria da hospitalidade enfrenta desafios significativos de contratação, o que complica o gerenciamento de propriedades ao redor do mundo. Nos EUA, uma das consequências do apagão de mão de obra é o aumento do salário mínimo para profissionais de serviços.

A escassez de mão de obra, impulsionada por baixas taxas de desemprego, uma população de trabalhadores em declínio e canais de talentos insuficientes levam hotéis e restaurantes a buscarem soluções automatizadas.

4 – E a eficiência operacional é essencial nesse cenário: a automação permite que hotéis otimizem suas operações e melhorem a produtividade mesmo sem aumentar de forma significativa o corpo de funcionários.

Sistemas de gerenciamento de propriedades modernos automatizam tarefas como reserva de quartos, check-in e check-out, cobrança e gerenciamento de estoque, liberando a equipe para se concentrar no que importa: a experiência dos hóspedes.

5 – E a experiência dos hóspedes também pode se beneficiar da automação: a tecnologia possibilita a oferta de experiências mais personalizadas, sem emendas e intuitivas.

Quiosques de autoatendimento, pagamentos mobile e agendamento automatizado de serviços permitem que os hóspedes tenham mais controle sobre suas estadas. Por que ligar para a recepção quando você pode enviar uma mensagem a um chatbot?

6 – Melhores experiências para os funcionários: a redução de tarefas manuais repetitivas evita que a equipe se sobrecarregue.  Sistemas automatizados de registros de serviços permitem que o time de manutenção gaste tempo de forma proativa abordando problemas, em vez de registrar manualmente solicitações.

Com tablets que sincronizam os status atualizados dos quartos, as camareiras podem se concentrar em solucionar quaisquer problemas registrados na UH, em vez de lidar com papelada de pontuar as solicitações dos clientes. E esses são só alguns dos exemplos.

7 – Insights baseados em dados são equivalentes a decisões bem fundamentadas: os dados coletados por sistemas automatizados geram análises operacionais relacionadas às necessidades de pessoal, gerenciamento de inventário, lucratividade e outras métricas.

Ao monitorar dados em tempo real de dispositivos habilitados para a Internet das Coisas e sistemas integrados, os gerentes podem identificar áreas problemáticas e oportunidades de melhoria e, em vez de depender de suposições, eles utilizam informações acionáveis para aumentar a eficiência.

8 – Vantagem competitiva: em um mercado cada vez mais tecnológico, hotéis e restaurantes que não adotam automação arriscam frustrar os hóspedes, especialmente, mas não somente, os mais jovens.

Aqueles que ignoram a automação podem perder clientes para concorrentes mais tecnologicamente avançados.

(*) Crédito da foto: tumisu/Pixabay