A indústria vem tentando se preparar para o futuro. Ontem (29), por exemplo, uma boa parte da 10ª HSMAI Strategy Conference foi destinada ao debate das transformações digitais. À medida que nos aproximamos de 2024, a inteligência de mercado se torna cada vez mais necessária para a indústria hoteleira, que está prestes a passar por mudanças significativas.

Estudos e análises de especialistas apontam para um futuro comandado por tecnologias como automação, IA (Inteligência Artificial) e, claro, maior cibersegurança. Quem não estiver preparado para abraçar as mudanças será deixado para trás, e um artigo do Hospitality Net lista as principais tendências para ficar de olho.

Prioridades da transformação digital

1- Estadas mais centradas na experiência: com quase metade dos viajantes valorizando novas experiências, hotéis estão adotando tecnologias como IA e chatbots para oferecer suporte 24/7 e personalização. Além disso, os empreendimentos devem considerar a criação de experiências compatíveis com uma força de trabalho cada vez mais híbrida.

De acordo com a Associação de Viagens dos EUA, metade dos viajantes a negócios que trabalharam remotamente em 2023 estenderam sua viagem para aproveitar momentos de lazer, enquanto um em cada quatro viajou simplesmente para trabalhar de um novo local.

Hotéis que oferecem comodidades como wi-fi forte e seguro, lobbies de coworking e experiências para hóspedes fora do horário comercial podem atrair esse segmento em crescimento.

2- Geração Z e expectativas dos hóspedes: valores políticos, sociais e ambientais fortes, expressos abertamente nas redes sociais. De acordo com a FirstInsight, 73% da Geração Z está disposta a pagar mais por ofertas sustentáveis.

Empreendimentos que visam atrair viajantes desta geração devem focar em sustentabilidade, esforços de diversidade e inclusão, bem como iniciativas de marketing que comuniquem os valores e realizações da empresa nessas questões.

Tecnologias podem ajudar os hotéis a adotarem essas práticas e obter resultados mensuráveis. Por exemplo, a IA pode auxiliar o software de aquisição a comparar fornecedores de hotéis ecologicamente corretos e diversificados, monitorando os resultados ao investir nesses negócios.

3- Transformação digital e escassez de mão de obra: com mais de 80% dos hotéis relatando escassez de pessoal, a automação e a IA podem reduzir as horas de trabalho e atrair profissionais qualificados para a indústria. Se você está adquirindo ferramentas digitais, a chave é encontrar um equilíbrio entre automação e toque humano.
As inovações na hospitalidade mostraram reduzir as horas semanais para funcionários da recepção e limpeza em até 18%, e esse atrativo pode ser o diferencial para a falta de profissionais.

4- Iniciativas de economia de custos com tecnologia: sistemas automatizados de gerenciamento de energia podem ajudar os hotéis a reduzir o consumo de energia para otimizar os gastos. Quando integrada à IoT (Internet das Coisas), essa abordagem pode automatizar ajustes para economizar custos, como diminuir as configurações de temperatura em quartos desocupados.

Até 2024, o mercado global de tecnologia de hotel inteligente é projetado para atingir US$ 24,46 bilhões. A computação em nuvem é outra tecnologia desenvolvida para ter uma alta taxa de adoção na indústria da hospitalidade no ano que vem, com o mercado global de sistemas de gerenciamento de propriedades (PMS) baseados em nuvem om perspectiva para atingir US$ 3,43 bilhões.

5- Segurança de dados na nova normalidade: com a cibersegurança sendo uma preocupação principal, hotéis devem adotar tecnologias como IA, blockchain e nuvem para proteger dados e fortalecer a confiança do cliente. Sistemas em nuvem também oferecem segurança e backup aprimorados de dados, garantindo que informações críticas estejam protegidas e facilmente recuperáveis em caso de interrupções ou desastres.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay