Enquanto o relatório divulgado pela GBTA (Global Business Travel Association) aponta que o aumento da vacinação sinaliza projeções positivas para a retomada do corporativo, a American Express revela que viagens de negócios são importantes impulsionadores na construção de conexões pessoais. Segundo o estudo promovido pela empresa, as rotinas de viagens fortalecem a cultura das companhias, o desenvolvimento de carreira e eleva o lucro.

Viajantes corporativos e tomadores de decisão em empresas americanas de todos os tamanhos e em uma variedade de setores participaram da pesquisa, que destaca o sentimento em torno dos benefícios das viagens de negócios.

“No ano passado, ouvimos de nossos clientes, que variam de pequenas e médias empresas a grandes corporações globais, que as conexões pessoais não podem ser replicadas”, disse Gunther Bright da American Express. “Nosso relatório Back to Blue Skies confirma esse sentimento, sugerindo que, embora algumas reuniões sejam feitas virtualmente com facilidade, outras são muito mais valiosas quando acontecem cara a cara. Esperamos que muitas organizações adotem uma abordagem híbrida para fazer negócios no futuro, e continuaremos a trabalhar para atender às suas necessidades quando retornarem às viagens de negócios”.

“Os tomadores de decisão estão prontos para levar seus funcionários de volta ao céu azul com segurança e estão otimistas de que, embora os padrões de viagens de negócios possam mudar com uma força de trabalho mais dispersa, os volumes retornarão”, disse David Reimer gerente geral da American Express Global. “Como ouvimos de clientes e esta pesquisa confirmou, muitos tomadores de decisões corporativas estão procurando suporte sobre como devem evoluir as políticas de viagens para aumentar a confiança dos funcionários para voltar a viajar para o trabalho.”

American Express: insights

Segundo o relatório, 86% dos viajantes de negócios pesquisados ​​disseram que, quando se tornar seguro, eles estão ansiosos para voltar às viagens de negócios e 83% dos tomadores de decisão estão otimistas de que as viagens de negócios retornarão aos níveis anteriores nos próximos dois anos.
Sete em cada 10 (69%) tomadores de decisão pesquisados ​​acreditam que o aumento do trabalho remoto levará a mais viagens de negócios no futuro. Mais de quatro em cada cinco tomadores de decisão pesquisados ​​disseram que as viagens de negócios levam a maiores lucros (85%) e receitas (85%).

Cerca de 85% dos viajantes de negócios dizem que, quando estão explorando novas oportunidades de emprego, a capacidade de viajar a trabalho é importante. Eles citam que as viagens de negócios desempenham um papel valioso em seu desenvolvimento profissional, ajudando-os a ter um melhor desempenho em seu trabalho (82%) e dando-lhes mais realização no trabalho (83%). 90% dos tomadores de decisão concordam que as viagens de negócios ajudam a promover o crescimento profissional dos funcionários.

Tomadores de decisão (88%) são tão propensos quanto os viajantes de negócios (88%) a concordar que as viagens de negócios ampliam a compreensão cultural. Já 87% dos tomadores de decisão citam as viagens de negócios como uma forma de revigorar o engajamento dos funcionários.

Os tomadores de decisão concordaram com a esmagadora maioria que as viagens de negócios são importantes para atrair (84%) e reter (83%) os melhores talentos.

Conexões pessoais

A força de trabalho dos EUA anseia por conexões comerciais pessoais após um longo período de trabalho remoto e monotonia. Cerca de 82% dos viajantes a negócios e 79% dos tomadores de decisão afirmam que os benefícios das reuniões pessoais superam a conveniência da participação virtual.

Quatro em cada cinco viajantes de negócios preferem brainstorms pessoais e reuniões colaborativas em vez de virtuais (79%), bem como reuniões de vendas pessoais em vez de virtuais (78%).

Embora o uso crescente de tecnologias de videoconferência tenha permitido conexões no ano passado, 60% dos viajantes a negócios e 63% dos tomadores de decisão acreditam que criar relacionamentos comerciais valiosos com outras pessoas foi mais difícil no ano passado.

Os principais desafios para a criação de novos relacionamentos de negócios virtualmente incluem a avaliação da química profissional (56% dos viajantes a negócios e 53% dos tomadores de decisão), aferição da resposta em tempo real (52% dos viajantes a negócios e tomadores de decisão) e falta de interações com parceiros potenciais (57% dos viajantes de negócios e 61% dos tomadores de decisão).

Já 88% dos viajantes de negócios acreditam que as viagens de negócios podem contribuir para habilidades de liderança mais fortes. Quase todos os entrevistados citaram as viagens de negócios como um benefício para a cultura da empresa (87% dos tomadores de decisão e 88% dos viajantes de negócios).

Os viajantes de negócios disseram que as viagens de negócios aumentam seu engajamento (88%), produtividade (84%), habilidades de resolução de problemas (86%) e os torna indivíduos mais empáticos (82%).

Outros 88% dos respondentes citaram as viagens de negócios como uma forma de estimular a criatividade e a inovação. Os viajantes a negócios também consideram as viagens de trabalho gratificantes, pois lhes dá a oportunidade de explorar diferentes culturas (58%) e pontos de vista (55%) e os empurra para sair da monotonia do dia a dia de seus empregos e oferece oportunidades para obter fora de sua zona de conforto (55%)

O que vem pela frente

O retorno das viagens de negócios está no horizonte, com muitos dizendo que provavelmente parecerá diferente quando voltar. Muitos tomadores de decisão (73%) estão buscando orientação para revisar as políticas de viagens existentes em suas organizações para garantir a segurança dos funcionários, e 78% dizem que as políticas de viagens de negócios de suas organizações serão diferentes daquelas antes da pandemia.

Com o retorno das viagens de negócios, é encorajador ver que mais da metade dos tomadores de decisão (56%) e metade dos viajantes de negócios (53%) acreditam que é importante para sua organização priorizar as empresas de viagens que investem em sustentabilidade.

Cerca de 83% dos tomadores de decisão estão otimistas de que as viagens de negócios retornarão aos níveis anteriores nos próximos dois anos. Outros 85% afirmam acreditar que, se um funcionário viaja a trabalho, sua organização é responsável por sua segurança e bem-estar durante toda a viagem.

(*) Crédito da foto: Pixabay