Em 2021, Cassio Hara assumia a liderança da cozinha pan-asiática do MEE, no Copacabana Palace. Mais de dois anos depois, o restaurante reconhecido com uma estrela Michelin segue no comando de um oriental. O hotel anunciou hoje (23) a chegada de Alberto Morisawa, também conhecido como chef Mori. Com extensa experiência e trajetória intimamente ligada à tradição japonesa, o profissional busca conectar-se com fornecedores locais e nacionais, visando os mais frescos ingredientes disponíveis no mercado.

Neste primeiro momento, o foco do chef Mori será a experiência Omakase. A prática propõe que o cozinheiro prepare os alimentos atrás do balcão onde os clientes se sentam, permitindo-os visualizar e entender o processo de produção dos pratos. “O principal objetivo dessa experiência é criar uma aproximação e identificar o paladar dos habitués, tornando a relação mais intimista e significativa”, afirma.

O Omakase conta com um total de 15 cursos, começando com pequenas entradas quentes e frias, seguidas por uma sequência de sushis, que contam com cortes não tradicionais e ingredientes inspirados em diferentes países.

Chef Mori: origem e trajetória

Para assumir a cozinha pan-asiática, é no mínimo esperado que o chef tenha alguma ligação com a cultura oriental. No caso, Mori é de família japonesa original de Madara Shima, em Nagasaki, região interiorana com extensas plantações no Japão. Mesmo após a vinda ao Brasil, sua família sempre trabalhou no plantio de alimentos orgânicos, garantindo a Mori entendimento e consciência da importância da origem e qualidade dos ingredientes.

Segundo ele, sua avó sempre o inspirou ao reunir a família em torno da mesa proporcionando uma tradicional refeição japonesa a todos. “No Japão, muitas crianças são criadas pelos avós, já que os pais, na maioria das vezes, saem para trabalhar”, conta Morisawa. “Enquanto a ajudava, desenvolvi uma paixão pela precisão e pelo cuidado com a particularidade de cada ingrediente, a cozinha asiática é sinônimo de respeito com o que está à mesa”, acrescenta.

Começando a carreira gastronômica aos 17 anos, em São Paulo, sua cidade natal, Mori encontrou seu primeiro estágio na cozinha do hotel Renaissance, do grupo Marriott. Depois de dois anos preparando pratos de diferentes regiões do mundo, foi para Nova York e se dedicou exclusivamente à culinária japonesa, mais especificamente ao sushi, trabalhando dois anos no restaurante Zuko Sushi. De volta a São Paulo, contribuiu para que o restaurante Kinoshita recebesse sua primeira estrela Michelin.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Belmond Copacabana Palace