Repetindo o feito no primeiro trimestre, os números do Airbnb voltaram a subir nos meses entre abril e junho. Segundo divulgado pela Phocuswire, a plataforma teve incremento de 300% em receita no período, ultrapassando o segundo trimestre de 2019 em 10%, totalizando US$ 1,3 bilhão, excedendo significativamente os US$ 335 milhões registrados em 2020.

O crescimento da receita de um ano a outro foi de 5% no primeiro trimestre de 2021 para 10% no segundo trimestre de 2021. A empresa atribui a melhoria sequencial à força contínua na América do Norte, melhoria na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e taxas médias diárias mais altas.

Em uma base de EBITDA ajustado, o Airbnb foi lucrativo. No segundo trimestre de 2021, o indicador chegou a US$ 217 milhões em comparação com uma perda de US$ 397 milhões no segundo trimestre de 2020 e uma perda de US$ 43 milhões no segundo trimestre de 2019.

A margem EBITDA ajustada foi de 16%, um aumento de 20% em comparação com o segundo trimestre de 2019. O Airbnb atribui a melhoria à força de sua recuperação de receita, bem como a uma estrutura de custos aprimorada.

“Nosso negócio melhorou dramaticamente com o lançamento de vacinas e a redução de algumas restrições de viagens. Embora as condições ainda não sejam normais, elas estão melhorando. O desejo das pessoas de viajar, combinado com nossas despesas administradas de forma rigorosa, levou a um retorno a um crescimento positivo da receita com EBITDA ajustado significativamente melhor ”, disse Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb, em uma ligação com analistas.

“Mas aqui está o fato mais importante: nosso negócio melhorou sem a recuperação de dois de nossos segmentos históricos mais fortes, viagens urbanas e viagens internacionais. Esperamos que o retorno das viagens urbanas e transfronteiriças sejam ventos de cauda significativos nos próximos trimestres”, complementa.

Airbnb: resultados

O prejuízo líquido no trimestre foi de US$ 68 milhões, uma melhoria de US$ 507 milhões em comparação com o segundo trimestre de 2020 e US$ 229 milhões em comparação com o segundo trimestre de 2019.

As diárias e experiências reservadas para o trimestre foram de 83,1 milhões, um aumento de 197% ano a ano e recuperando para quase o mesmo período de 2019. O valor bruto de reserva – definido como noites reservadas antes de cancelamentos e alterações – foi de mais de US$ 13 bilhões no segundo trimestre de 2021, um aumento de 320% ano a ano e 37% em relação ao segundo trimestre de 2019.

O Airbnb diz que seu número de listagens ativas na plataforma cresceu no segundo trimestre, com os maiores aumentos de oferta nas áreas com maior demanda de hóspedes. As listagens ativas em destinos não urbanos na Europa e na América do Norte aumentaram 8% do primeiro trimestre de 2021 ao segundo trimestre de 2021.

A empresa atribui o crescimento à atualização de sua plataforma em maio deste ano, que simplificou o processo de inscrição para hosts, bem como a uma campanha de marketing divulgando os benefícios da hospedagem.

As despesas de vendas e marketing para o segundo trimestre de 2021 aumentaram 175% ano a ano para US$ 315 milhões. Excluindo o impacto da compensação baseada em ações e os impactos relacionados à aquisição, os custos com vendas e marketing do trimestre aumentaram 164% ano a ano para US$ 292 milhões.

A plataforma diz que as estadias de longa duração, definidas como estadias de 28 dias ou mais, continuam sendo sua categoria de crescimento mais rápido por duração da viagem. No geral, quase 50% das noites brutas reservadas foram de estadias de pelo menos sete noites no segundo trimestre de 2021. As estadias de curta duração no período aumentaram quase 40% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Chesky observou que o recurso de datas flexíveis do Airbnb, que foi introduzido junto com mais de 100 outras atualizações da plataforma, teve mais de 90 milhões de pesquisas desde fevereiro. Ele disse que os hóspedes que usam o recurso converteram em uma taxa mais alta do que aqueles que não o fizeram.

Panorama

Embora a pandemia crie incertezas contínuas, o Airbnb diz que espera que a receita do terceiro trimestre de 2021 seja de recorde trimestral e que entregue as maiores margens de EBITDA ajustados de todos os tempos. “O mundo nunca vai voltar a ser como era. E isso significa que a viagem também nunca vai voltar a ser como era ”, disse Chesky.

“Nossa única prioridade em 2021 é nos prepararmos para a recuperação das viagens que se aproxima. Para fazer isso, estamos aperfeiçoando a experiência de ponta a ponta de nosso serviço principal. Isso inclui educar o mundo sobre hospedagem, recrutar mais hosts, simplificar a experiência do hóspede e fornecer um serviço de classe mundial”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Pixabay