Após escolherem onde vão passar suas férias, os hóspedes geralmente enfrentam a próxima decisão difícil sobre sua viagem: Airbnb ou hotel? A empresa, juntamente com outras como o Vrbo, mantém os hoteleiros atentos, visto que esse serviço continua competindo pela ocupação, tanto nos destinos mais populares, quanto em locais menos visitados. Então, como o a plataforma compete com os hotéis?

Segundo artigo publicado no Hotel News Resource, o Airbnb, que alcançou crescimento recorde no ano passado, oferece acomodações privativas que muitas vezes apresentam comodidades que não podem ser encontradas em um hotel tradicional, mas são padrão em uma casa, como cozinhas completas e espaços externos privativos. Além disso, o aplicativo permite que os hóspedes façam check-in, se comuniquem com seu anfitrião e façam check-out sem interação presencial. Por outro lado, os hotéis oferecem serviços como limpeza diária ou serviço de quarto. No geral, a escolha vai depender do orçamento, das necessidades e das preferências pessoais.

Uma maneira fácil pela qual seu hotel pode competir com o Airbnb e o Vrbo é oferecendo pacotes e descontos. Outros pontos relevantes que podem ser adotados são:

  • Ofereça gratificação imediata por meio de economias e/ou crédito.
  • Adapte suas promoções em torno de eventos locais como shows, festivais e conferências.
  • Incentive os hóspedes a ficarem mais tempo oferecendo desconto para mais noites hospedadas.
  • Aumente a ocupação durante a semana oferecendo um desconto profundo ou uma oferta convincente.

As promoções comuns incluem ganhar uma noite extra após ficar um número específico de noites ou pagar antecipadamente pela reserva. A maioria dos hotéis também tem ofertas de reserva direta para evitar gastos desnecessários com comissões. Tradicionalmente, um Airbnb custará mais do que um hotel com base no fato de que há mais metros quadrados para limpar e pode acomodar mais hóspedes. Se você estiver considerando dividir os custos, um Airbnb pode ser uma opção mais barata.

Comodidades

Outra maneira pela qual os hotéis podem competir com o Airbnb é melhorando e divulgando adequadamente as comodidades no local. Destaque as conveniências oferecidas pelo seu empreendimento, desde limpeza e café da manhã até ofertas ainda mais atraentes, como serviço de lavanderia. Piscinas e banheiras de hidromassagem, restaurantes no local, spas e serviço de quarto são diferenciais que não são oferecidos na maioria dos Airbnbs.

Além disso, o Airbnb cobra uma taxa de limpeza e geralmente espera-se que os hóspedes limpem as acomodações por conta própria antes de fazer o check-out. No entanto, os clientes de hotéis geralmente podem contar com um quarto recém-arrumado, toalhas novas e lixeiras vazias ao retornarem.

Flexibilidade

Geralmente, reservar um Airbnb é mais flexível do que um quarto de hotel por uma variedade de razões.

Políticas de cancelamento: é bastante comum que um Airbnb tenha uma janela de cancelamento antes de sua estada, na qual você pode receber um reembolso total ou parcial se mudar de ideia, enquanto os hotéis frequentemente oferecem descontos para reservas com tarifa não reembolsável. Se você estiver apertado de dinheiro, essa tarifa não reembolsável não vai lhe proporcionar muita flexibilidade se os planos mudarem.

Acomodações para dormir: os hóspedes podem achar que as acomodações para dormir em um Airbnb podem ser mais acomodativas, especialmente ao viajar com toda a família ou um grupo. No entanto, montar sofás-cama e colchões infláveis, se necessário, é responsabilidade do hóspede.

Estacionamento: em algumas cidades, o estacionamento pode ser um problema para hotéis e Airbnbs. Verifique os detalhes para ver se o estacionamento está disponível e se há ou não uma taxa associada para estacionar durante a sua estada.

Fazer parceria com empresas locais é uma maneira poderosa de o seu hotel competir com o Airbnb em 2024. Além de fortalecer sua rede profissional e relacionamentos, essas parcerias podem beneficiar seus hóspedes. Use essas parcerias para direcionar os hóspedes para restaurantes, vida noturna, compras, entretenimento e muito mais com desconto em sua área.

Alternativamente, o Airbnb é capaz de competir com hotéis oferecendo aos hóspedes a opção de viver como um local durante sua viagem. Tudo o que um hoteleiro pode fazer para fazer os clientes  se sentirem especiais ajudará a construir a reputação e a incentivar a repetição de negócios. Seja anunciando essas parcerias com folhetos nos quartos de hóspedes, online são maneiras de ajudar a elevar sua propriedade acima de um Airbnb.

Personalidade + reputação

Mostre a melhor face do seu hotel nas redes sociais. Os hóspedes elogiam as vistas do nascer do sol da sacada? Eles correm para o delicioso bar de omeletes grátis todas as manhãs? Sua área da piscina parece um oásis dos sonhos ao pôr do sol? Mostre isso! Apresente aos potenciais clientes uma imagem clara e autêntica do que é estar em sua propriedade.

Lembre-se de prestar muita atenção à sua reputação online e offline. As estatísticas mostram que, enquanto menos de 50% dos hóspedes podem deixar uma avaliação, mais de 90% as leem antes de reservar uma estada.

Airbnbs são mais baratos que hotéis?

Depende! Muitas noites de hotel são menos caras quando comparadas a um Airbnb. No entanto, se você estiver dividindo os custos entre família ou amigos, uma acomodação alternativa pode ser mais barata. Muitos hotéis também oferecem programas de fidelidade robustos que podem ajudar a reduzir o custo das noites de quarto atuais ou futuras.

Embora muitos hóspedes prefiram o serviço oferecido por um hotel, os Airbnbs possuem vantagens que às vezes são difíceis de resistir, como quartos adicionais, comodidades não compartilhadas, cozinhas completas e muito mais. Muitas vezes, há mais atenção aos detalhes na configuração e limpeza de um Airbnb, devido à propriedade pertencer a uma pessoa em vez de uma marca.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Airbnb