De acordo com levantamento publicado pela ABIH-BA, a ocupação média de Salvador ficou em 55,93% no primeiro semestre deste ano. O resultado se aproxima dos níveis alcançados em 2019 (61,55%) e 2018 (61,34%). Em junho, o indicador atingiu 47,14% – ficando abaixo do percentual observado em maio – na capital baiana, com datas como o Dia dos Namorados e São João ajudando a alavancar o desempenho não só do mês, mas também o acumulado do semestre.

A ABIH-BA celebra o resultado, apesar da diminuição do número de turistas estrangeiros no período e de as viagens para a Bahia terem caído cerca de 33,6% nos dois anos de crise sanitária. Por outro lado, o estado teve a segunda maior receita do país com o turismo doméstico, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados do Instituto apontam que a Bahia gerou mais de R$ 1 bilhão em 2021, abaixo apenas de São Paulo, que faturou aproximadamente R$ 1,8 bilhão.

Expectativas para o segundo semestre

Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA, afirma que para o mês de julho, período de férias escolares nos principais mercados emissores do país, são esperados resultados similares ao período pré-pandemia, sobretudo na segunda quinzena.

“O segundo semestre é visto com muito otimismo em função da demanda reprimida de grande parte das famílias à procura de realizar viagens que não puderam fazer na pandemia, da retomada de congressos e feiras, e em virtude da volta mais consistente dos voos internacionais previstos para os últimos meses deste ano”, pontua.

“Este otimismo não é maior, pois o elevado preço das passagens aéreas para Salvador está influenciando negativamente o desempenho dos hotéis”, completa o executivo, reforçando que, no segundo semestre, a ABIH-BA dará continuidade aos roadshows realizados em parceria com a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador), promovendo a capital baiana em mais de dez cidades do Brasil e da América do Sul.

“A cada roadshow, o fluxo de turistas em Salvador aumenta, gerando novos negócios e renovando as boas expectativas do setor. Em maio estivemos nos Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em algumas cidades paulistas, como a capital São Paulo, Santo André e Campinas, totalizando 500 capacitações de colaboradores para atrair turistas. Em breve divulgaremos os próximos destinos”, finaliza Lopes.

(*) Crédito da foto: victtin96/Pixabay