O Por el Mundo Hostel foi inaugurado em 2019, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Ainda engatinhando no mercado, o empreendimento conquistou o prêmio Traveller Review Awards 2021, concedido pela Booking.com. O sucesso no primeiro ano de operações teve, em grande parte, a colaboração da consultoria de alunos da graduação de Tecnologia em Hotelaria do Senac-RJ, que criaram um plano de negócios para o meio de hospedagem.

Bruna Gitahy, sócia do negócio ao lado de Iván Sánchez, contou ao Hotelier News que o convite veio por parte da professora Eliane Almeida, orientadora do trabalho executado pelos estudantes. “A professora foi minha orientadora na pós-graduação e, quando decidi abrir o hostel, contei para ela, que me contou sobre o projeto e nos convidou. Como ainda estávamos no início, achei a ideia sensacional.

A empresária conta que os sócios haviam iniciado um plano de negócios e que a consultoria chegou na hora certa. “Sei da importância de traçar um planejamento de gestão, mas foi algo que acabou sendo deixado de lado temporariamente e a proposta era irrecusável”.

No total, 14 alunos formandos participaram do projeto do Por el Mundo. Segundo Victor Lamas, diretor da Faculdade Senac-RJ, a atividade faz parte da metodologia da instituição, que tem como característica promover práticas que ofereçam experiências do dia a dia aos estudantes. “Temos orgulho de ter uma metodologia de aprender fazendo. Todos os cursos possuem equipes de pedagogos e coordenadores que planejam a graduação contendo essas práticas”, comenta.

A consultoria faz parte do Laboratório de Práticas Profissionais, realizado com alunos do último módulo do curso. “São atividades que nos permitem proporcionar experiências interessantes, onde todos os estudantes daquela turma atuam em conjunto com problemas reais”, destaca Lamas.

senac-rj - consultoria - victor lamas

                        Lamas: temos orgulho de ter uma metodologia de aprender fazendo

Senac-RJ: a escolha do hostel

O diretor explica que a curadoria dos empreendimentos para consultoria é feita pelo próprio corpo docente da graduação. A escolha vai de acordo com o perfil de cada turma, sempre direcionados a negócios de pequeno e médio porte. “Normalmente, aproveitamos o networking dos profissionais e estudantes para saber quais produtos estão surgindo no mercado. Não realizamos nenhum tipo de divulgação, pois corremos o risco de ter uma super demanda e pelo fato de não conseguirmos atender muitos meios de hospedagem”.

Quando o semestre começa, os empreendimentos são selecionados. Como pontapé inicial, é feita uma reunião onde os proprietários apresentam as dificuldades e problemas. Em seguida, os estudantes realizam uma visita técnica para conhecer de perto os espaços.

O plano de negócios

Os alunos são divididos em grupos de maneira democrática, por afinidade e experiência. “Temos 87% dos estudantes atuando no mercado de trabalho. Nesta etapa, muitos deles já estão estagiando. No projeto, muitos deles desejam aprender mais sobre a área em que estão trabalhando e contribuir com o que sabem”, explica Lamas.

Cada equipe é responsável por um departamento pré-determinado do hostel e, ao final do curso, precisam apresentar suas estratégias para uma banca examinadora. Este ano, por conta da pandemia, os encontros durante a criação do plano de negócios foram virtuais. “A professora Eliane e os alunos resolveram aceitar o desafio de atender o Por el Mundo. Tanto os estudantes quanto os sócios estavam muito empolgados. Tivemos apenas duas semanas de aulas e fechamos em 2020, mas eles realmente se superaram nos resultados”, avalia o diretor.

O plano de negócios baseou-se na análise de dados de inteligência, administrativos e financeiros do empreendimento. Durante o semestre, os alunos apresentaram estratégias como campanhas digitais nas redes sociais, peças de comunicação, storytelling, bonificações e melhorias nos processos de atendimento e governança. O projeto ainda contou com sugestões de fontes de receita alternativas, possíveis parcerias e detalhes de como desenvolver o relacionamento com os hóspedes.

Os resultados

Além do prêmio, Bruna afirma que muitas práticas sugeridas pelos formandos foram implementadas na operação, como a venda de bebidas e snacks e expansão do horário de check-in e check-out. “O consumo é alto em relação ao que nós imaginávamos. Outras dicas como a realização de eventos com música ao vivo também estão nos nossos planos assim que o momento for adequado”.

Sobre a ocupação, a sócia explica que o hostel ficou grande parte de 2020 de portas fechadas, logo ainda é cedo para um posicionamento. “Agora, temos um novo olhar também para a nossa vizinhança, pois aqui é uma rua comercial, o que faz toda a diferença. Aos poucos, vamos colocando outras partes em prática”, finaliza.

Vale ressaltar que a instituição está com inscrições abertas para o Vestibular Digital. A Faculdade Senac-RJ recebe candidaturas para preencher 185 vagas do primeiro semestre de 2021 dos cursos de graduação tecnológica em Hotelaria, Logística, Redes de Computadores, Design Gráfico, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão em Recursos Humanos. As provas acontecem por meio da realização online no link. As aulas remotas terão início no dia 1º de março de 2021 e os cursos contam com 50% de desconto em todas as mensalidades.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Senac-RJ