Profissionais da cidade de Petrópolis poderão se capacitar em áreas do Turismo e Hotelaria através de cursos gratuitos oferecidos pelo Senac RJ. As vagas estão abertas para formação em Técnico em Guia de Turismo e para Camareira. As aulas de ambas as profissionalizações começam dia 19 de fevereiro.

Os cursos são oferecidos dentro do PSG (Programa Senac de Gratuidade), que visa proporcionar educação profissional a pessoas de baixa renda em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Para Germano Valente, presidente do SindTurismo RJ (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis), esta é uma oportunidade para quem busca capacitações na área. “O Senac RJ é referência na oferta de cursos profissionalizantes e em uma cidade como Petrópolis, que tem o Turismo como um dos indutores da economia, é extremamente importante que tenhamos a formação da mão de obra para este setor”, diz.

Diretor Regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro acredita que a vocação do Rio de Janeiro para ser protagonista do turismo deve ser fomentada. “Estamos trabalhando para isso em todo o estado. A capacitação profissional é ferramenta fundamental para inserção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Petrópolis é uma cidade tradicionalmente turística e oferecer cursos nesta área sempre é uma das prioridades da instituição”, afirma.

Vagas

O curso para Técnico em Guia de Turismo tem carga horária de 800 horas; para Camareira, a duração é de 400 horas. Os interessados podem se candidatar pelo link.

Os candidatos aos cursos de Técnico de Guia de Turismo e Camareira devem atender aos requisitos estabelecidos pelo PSG, como renda familiar de até dois salários-mínimos por pessoa, podendo ser alunos matriculados ou egressos da educação básica, além de trabalhadores empregados e/ou desempregados.

A seleção é feita com base nos primeiros classificados de cada curso que apresentarem documentação completa, atendendo aos critérios estabelecidos pelo curso e pelo PSG. O regulamento detalhado está disponível no portal de inscrição.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Senac