A ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte) classificou como discreta a queda no índice médio de ocupação dos meios de hospedagem do Estado durante a temporada 2016. Segundo os dados da organização, as unidades de toda a região tiveram retração de 3% na comparação com o ano anterior.

José Odécio, presidente da associação, atribuiu o resultado negativo ao ano conturbado no ponto de vista econômico mas ressaltou que, na comparação com outros Estados, o Rio Grande do Norte não foi fortemente afetado. "No ano de 2015 nós tivemos uma ocupação média de 66% durante todo o ano, já em 2016 a ocupação ficou em cerca de 63%", revela o presidente.

"Foi uma perda mínima, mas que só foi possível porque os hotéis e as empresas de viagens tem reduzido tarifas para atrair o turista", complementou entregando o segredo para a retração moderada do período.

Odécio, no entanto faz uma ressalva. Segundo ele, como consequência da redução de tarifas e da crise econômica enfrentada também na região, os hotéis realizaram ajustes financeiros no último semestre de 2016 – que acabaram acarretando em demissões de funcionários. 

Serviço
abihrn.com.br

* Foto de capa:divulgação/Mapa Comunicação Integrada