O Rio Grande do Norte se prepara para receber uma avalanche de turistas durante o período do Carnaval, com expectativas otimistas para a ocupação hoteleira. Segundo a ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte), as reservas devem atingir a marca de 81%, informa a Tribuna do Norte.

O otimismo é fundamentado, também, por dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que indicam aumento de 8% no número de voos para o estado em comparação com o mesmo período do ano passado. Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN, expressa confiança. “O trabalho desenvolvido pelas entidades reverbera em notícias positivas, como o RN posicionado em 4º e 5º destinos mais procurados para o período, segundo pesquisas recentes de algumas operadoras de viagens”, diz.

A CVC coloca o estado em quarto lugar na busca por destinos de Carnaval, com aumento de 35% nas viagens em relação ao ano passado. Na plataforma Decolar, o Rio Grande do Norte é o quinto destino mais procurado para o período de folia, com um crescimento expressivo de 114% em comparação com o ano anterior.

Os turistas, principalmente do Sudeste, representando 52,94% do total, estão de olho nas belezas naturais e na hospitalidade potiguar. Destaque para São Paulo, contribuindo com 38,43% dos visitantes. O público feminino lidera as buscas pelo destino. Luis Leite, vice presidente da da Abav-RN (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte), expressa otimismo em superar os resultados de 2023. “Já notamos crescimento significativo em relação ao ano passado quando as pessoas ainda estavam um pouco receosas em fazer viagens. Esperamos ter aí em torno de 20%”, pontua.

Janeiro já trouxe resultados animadores, com 1,9 mil voos e 31 chegadas diárias no Aeroporto Internacional de Natal, segundo o Sírio (Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte). Os turistas que retornam destacam não apenas as belezas naturais, mas também a segurança, conforto e hospitalidade do povo local.

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A Emprotur-RN (Empresa Potiguar de Promoção Turística) estima que os turistas deixarão cerca de R$ 40 milhões na economia local durante a alta estação deste ano. O aumento do gasto médio (17%) e do tempo de permanência dos visitantes (33%) também são indicadores positivos. Nayara Santana, diretora de Promoção Turística da Emprotur, destaca a importância de manter o estado no imaginário do público e dos parceiros estratégicos.

“Nós sabemos que o estado tem belezas naturais sem igual, tem inúmeras opções de lazer, diversão, aventura, uma gastronomia muito rica, entretanto para que isso se reflita na vinda de turistas É necessário que mantenhamos o estado sempre no imaginário do público final e dos parceiros estratégicos para a venda do destino”, reforça Roberta Duarte, diretora–presidente da Emprotur-RN. “Isso mostra nosso compromisso em fomentar essa importante cadeia econômica que gera tantos empregos e movimenta a economia local. Ressaltando que uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo mostra importante aumento no números de vagas de emprego no setor”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Flickr/Tainá Lossëhelin