Abdon Gosson tem 54 anos e vem de uma família de origem libanesa, trabalhando desde criança ao lado dos pais. O presidente da ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte) adora viajar e já teve o prazer de conhecer diversos destinos exóticos e interessantes, acreditando na força do turismo como uma das maiores geradoras de emprego e renda do nosso país.

Gosson é engenheiro civil e empresário e já ocupou a presidência da Abav-RN (Associação Brasileira das Agências de Viagem do Rio Grande do Norte). No Três Perguntas para de hoje (14), o Hotelier News recebe o profissional, que fala a respeito dos maiores desafios da hotelaria potiguar neste período de retomada do setor. Confira!

Três perguntas para: Abdon Gosson

Hotelier News: No início da retomada da hotelaria, o Rio Grande do Norte registrou bons indicadores. O estado tem conseguido a continuidade desses resultados? Quais as expectativas para os próximos meses?

Abdon Gosson: Sim. Levantamentos recentes mostram Natal como primeira opção de destino dos viajantes nacionais. Isso se dá em razão do trabalho de divulgação que estamos realizando junto a parceiros como Governo do Rio Grande do Norte, através da Emprotur (Secretaria Estadual de Turismo); pela Prefeitura de Natal, através da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e Natal Convention Bureau. Para a alta estação, as perspectivas são de atingirmos 90% de ocupação na rede hoteleira, uma vez que o Rio Grande do Norte é palco de grandes festividades, oferecendo inúmeros atrativos turísticos além do sol e mar, como serras, por exemplo.

HN: Além dos road shows promovidos para divulgar o destino, quais outras ações foram adotadas pela ABIH-RN neste sentido?

AG: Nos últimos três meses, realizamos road shows em 15 cidades, capacitando quase 2 mil agentes de viagens. Esse tipo de ação é bastante proveitosa, uma vez que conseguimos apresentar nosso destino e hotelaria de forma profissional, otimizando tempo. Além disso, a ABIH-RN tem participado ativamente de feiras nacionais e internacionais, além de parcerias com o setor público, viabilizando por exemplo, campanhas como a lançada recentemente pela Riachuelo, na qual fez em parceria com o Governo do Estado, uma coleção inteira inspirada no Rio Grande do Norte. Também contamos com ações em parceria com digital influencers e gravações de programas de televisão.

HN: Em relação à geração de receitas, o setor já se aproxima dos níveis de 2019 ou ainda há um longo caminho a ser percorrido rumo à total recuperação econômica?

AG: Antes da pandemia, estávamos em um excelente momento do nosso turismo. Nos últimos meses, nossa hotelaria tem registrado bons índices de ocupação, porém, só devemos retomar os níveis pré-pandemia em 2023, uma vez que muitos hotéis ficaram fechados por um bom tempo, e todo esse processo de reabertura e recuperação demanda investimentos.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal