A sala de eventos do Nord Luxxor Cabo Branco, em João Pessoa, estava lotada hoje (10) pela manhã para mais uma parada do Hotel Innovation Talk, roadshow organizado pela TOTVS, que percorre o país disseminando conteúdos sobre transformação digital para os hoteleiros. Pela primeira vez no Nordeste este ano, o encontro teve uma programação com quatro palestras, que abordaram temas como tecnologia, distribuição hoteleira, jornada do consumidor e fidelização, além de desafios e perspectivas para o mercado.

Em 2024, o Hotel Innovation Talk já passou por Petrópolis (RJ) e Balneário Camboriú (SC) e, nessa nova etapa, a programação teve palestras de Thais Oliveira e Cadu Cordeiro, gerente de Soluções e Negócios e gerente de Desenvolvimento da TOTVS, respectivamente, além de Arthur Fischer, head de Parcerias da Lestbook, e Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

Ao abordar esses temas, o conteúdo do evento acerta em cheio ao orientar os hoteleiros presentes a encontrar alternativas para mitigar algumas de suas principais dores da operação. Ao abordar os desafios para a hotelaria nacional neste e nos próximos anos, por exemplo, Medeiros indica que normalização é uma palavra-chave. “Esqueçam as margens de crescimento de dois dígitos. Agora, o mercado volta a ser influenciado pela economia, implicando em taxas de expansão mais baixas.”

“Neste cenário, é preciso dar atenção igual ao topline e ao bottom line, sendo que, no segundo caso, ser mais eficiente na operação é algo que todo hoteleiro precisa buscar”, continou Medeiros. “Tenham sempre em mente: tecnologia é investimento, não é custo. E vocês verão isso claramente nas palestras a seguir”, complementou.

Venda direta

Presente ao evento da TOTVS, André Victor conta que participou do Hotel Innovation Talk porque está em busca de mais tecnologia para o GVR Praia Hostel. Segundo o gerente, elevar a participação do canal direto em suas vendas é seu maior objetivo no momento. “As comissão que pagamos às plataformas reduzem bastante nossas margens. Entre os nossos planos, está desenvolver um site do hostel. Hoje, nosso único canal é nosso perfil no Instagram”, revela.

TOTVS - roadshow em João Pessoa - interna

Victor quer reduzir dependência das OTAs

Victor conta que o GVR Praia Hostel tem 36 leitos e, para ele, o caminho para continuar crescendo passa pela tecnologia.

“Já temos Alexa em alguns dos nossos quartos e sentimos que os clientes dão valor à tecnologia. Em paralelo, há outras plataformas que certamente vão nos ajudar a melhorar a operação. Como você falou, precisamos ser mais eficientes”, disse o executivo.

Gerente Operacional do Hotel Caiçara, Katherine Araújo também tem a mesma dor, mas, como a propriedade anteriormente operava sob a chancela de uma bandeira internacional, já implementou algumas das plataformas que Victor pretende contratar.

“Nosso empreendimento tem uma demanda mista (lazer e corporativo), bem equilibrada. Além disso, temos uma área de eventos que contribui bastante para a receita do hotel”, descreveu Katherine.

Para elevar a fatia da margem dos canais diretos, a executiva revela que o hotel implementou uma ação simples, mas que vem dando resultado. “Passamos a disponibilizar um canal via WhatsApp, já disponibilizando links de pagamentos e etc”, comentou.

Estratégia

A fala da gerente do Hotel Caiçara demonstra que ações simples ajudam a mitigar essa grande dor da hotelaria, mas existem formas mais estruturadas para executar essa importante missão. E, neste contexto, planejar processos e executá-los bem na sequência é algo fundamental. Em linhas gerais, este foi o resumo do que Cordeiro abordou em sua apresentação aos hoteleiros de João Pessoa.

“É necessário conhecer o cliente e saber suas preferências, entre outras informações, para tomar melhores decisões. Estruture processsos a partir desses dados, pois isso ajudará a sanar ou mitigar muitas das dores que afligem seu hotel”, comentou Cordeiro. “Reparem que não falamos de tecnologia, que é apenas um meio para te auxiliar a ser mais eficiente e a atingir seus objetivos”, completou.

Para fechar a programação do Hotel Innovation Talk, Thais apresentou o Business Performance, combo de produtos criado pela TOTVS que possibilita ao hotel reduzir em até 20% os custos com software e comissionamento de intermediários. O leque de ferramentas ofertado por esse modelo de negócio ajuda a promover maior visibilidade online para que o cliente encontre o site da propriedade com mais facilidade, atraindo mais vendas para o motor de reservas.

A executiva ressaltou que a tecnologia da TOTVS traz soluções de ponta a ponta, com ferramentas de contas a pagar, financeiro, PMS e A&B, entre outros departamentos hoteleiros. Já o ecossistema de parceiros que estão no Business Performance envolve:

  • Letsbook: motor de reservas + CRM + central de reservas
  • RD Station: automação de marketing
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

“No modelo de Business Performance, quanto mais reservas entram pelo motor, mais baixa será a comissão paga pelo empreendimento”, destaca Thais, acrescentando que o percentual máximo é de 6%. “Vale lembrar que, em média, canais intermediários como as OTAs cobram 18%. Lembro ainda que nossa plataforma inclui a entrega do software para vocês”, continua.

O Hotel Innovation Talk é uma realização da TOTVS e conta com o apoio e patrocínio da Intel, além de parceria da Letsbook. Já o Hotelier News é media partner oficial do roadshow da gigante de tecnologia.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News