No cenário pós-pandemia, a instabilidade econômica ainda impacta nos custos dos hotéis. No Brasil, por exemplo, a expectativa de inflação para 2023 já ultrapassa 6%, trazendo desafios para o setor. Obviamente, atenção ao gastos nunca é demais, mas cuidado, hoteleiro! É preciso que esse processo seja feito sem comprometer a experiência do hóspede, fator mais importante para fazer ele voltar e, claro, garantir um bom posicionamento no mercado.

A chave para essa questão é agir de maneira adequada e oportuna, priorizando as iniciativas certas e que realmente façam diferença, aponta o Hospitality Net. Os custos sempre podem ser reduzidos, mas é preciso observar como isso afeta a operação diária.

Quando falamos desse assunto, normalmente nos referimos à gestão de despesas e otimização de recursos. Ao gerenciar os custos de forma inteligente, os hotéis podem garantir maior lucratividade, sustentabilidade financeira e diferenciais competitivos. Os desafios nesse processo podem variar de acordo com o empreendimento, segmento de mercado, localização e classificação por estrelas, mas a maioria enfrenta problemas bastante parecidos. Por isso, é imprescindível saber exatamente o que fazer.

Principais dicas

Invista nas tecnologias certas: os hotéis devem apostar em tecnologias focadas no gerenciamento de dados dos hóspedes, simplificando processos e reduzindo custos operacionais. Infelizmente, muitos empreendimentos estão ficando para trás quando se trata desse assunto, apesar do crescimento digital visto em outras indústrias. Por isso, é necessário virar o jogo e reduzir ineficiências operacionais, aprimorando a experiência do cliente em pontos como recepção, marketing e serviços de limpeza – ou mesmo apostando em upselling de ponta a ponta.

Reinvente sua estratégia de marketing: os empreendimentos podem adotar abordagens que priorizem os dados e criar ferramentas sofisticadas para tomar decisões mais bem embasadas. Com isso, os hotéis podem não só reduzir custos, mas obter informações valiosas que ajudem na tomada de decisão em estratégias futuras. Por exemplo: ao rastrear as preferências dos hóspedes, é possível oferecer recompensas personalizadas.

Faça pleno uso do espaço de seu hotel: reinventar espaços e aproveitar ao máximo cada metro quadrado para gerar receita adicional é uma grande tendência na indústria de hospitalidade. Ao fazer isso, os proprietários podem dar nova vida às suas operações.

Custos - dicas para cortar

Treinar, treinar e treinar o time é essencial

Contrate e retenha a equipe certa: como proprietário de um hotel, você não é estranho ao fato de que os custos de mão de obra são uma das despesas operacionais mais significativas. Para mudar essa realidade, o treinamento constante das equipes não é apenas uma maneira de garantir que você tenha profissionais completos, mas também evita a necessidade de contratações temporárias.

Analise lucros e perdas: um relatório desse tipo é crucial para os hoteleiros, pois pode ajudá-los e reduzir custos e melhorar a lucratividade. Qualquer empresa que deseje alcançar resultados financeiros saudáveis deve investir uma boa quantidade de tempo na construção desses relatórios.

Aproveite o boca a boca: os hotéis podem aproveitar esse recurso, aumentando a retenção de hóspedes e diminuindo os custos com estratégias de marketing. Hóspedes felizes que tiveram uma experiência positiva têm mais chances de se tornarem clientes recorrentes e recomendarem o empreendimento para amigos e familiares.

Negocie sempre que possível: essa abordagem pode ser uma oportunidade para os hoteleiros revisarem os termos e condições existentes em seus contratos e identificar áreas para obter melhores negócios. Aluguel, outros despesas fixas e de capital são exemplos.

Fale com seus fornecedores: quando os contratos com fornecedores devem ser renovados, os hoteleiros podem renegociar os termos e obter tarifas favoráveis para suprimentos. No entanto, a preparação é a chave para ter sucesso nessa renegociação e, consequentemente, reduzir os custos.

Torne-se verde: iniciativas ecológicas em hotéis não apenas trazem benefícios ambientais, mas também podem levar à economia de custos a longo prazo. Reduzindo o consumo de energia e água, os empreendimentos podem diminuir suas contas de serviços públicos e ter mais recursos para investir em manutenção e reparos.

(*) Crédito da capa: Ben_Kerckx/Pixabay

(**) Crédito da foto: antonytrivet/Pixabay