Durante a programação do 1º Encontro de Gente Hoteleira, foi apresentado o painel Employer Branding: como usar sua marca para atrair e reter talentos. O momento foi mediado por Marcelo Rouco (Dale Agência Publicidade); Johannes Bayer, gerente geral do InterContinental São Paulo; Hugo Soares, CEO da Eva Onboarging; Renata Beraldo, gerente geral do Bendito Cacao; e Patrícia Pacheco, gerente regional de RH do Grupo Iguatemi.

Durante o debate, Bayer falou sobre as estratégias de branding da IHG Hotels & Resorts. “Para mim, foi uma jornada incrível conhecer mais essas estratégias, porque pude ver como o employer branding é importante para atrair colaboradores para os hotéis, alinhando valores de empresa e candidatos, criando toda uma atmosfera para não só atrair, mas também reter esses profissionais”, diz.

“Essa construção de marca tem um reflexo muito forte. Um exemplo é o próprio Bendito Cacao. Quando as pessoas ficam sabendo que é um empreendimento ligado ao Grupo Cacau Show, a percepção já muda completamente. A companhia mostra perspectivas que vão além do hotel, e acredito que esse seja justamente nosso diferencial de recrutamento e seleção”, acrescenta Renata.

Employer branding: aplicação

Na explanação do 1º Encontro de Gente Hoteleira, Soares disse que uma grande lição para qualquer empresa é que “reputação não é o que você fala de sua empresa, mas a forma como as pessoas percebem ela. Hoje, atuamos desde a proposta de pré-onboarding até o offboarding, do fim de ciclo. Quando não temos uma boa recepção de um novo colaborador na empresa, talvez ele passe a achar que a experiência não será aquilo que ele imaginava”, explica.

1º Encontro de Gente Hoteleira - Hugo_Soares

“O colaborador tem uma jornada e é preciso que as empresas participem dela”, diz Soares

 

Sobre esse processo, de falar dos valores da empresa durante a integração de um novo colaborador, Rouco ressalta que, na Dale, todas essas questões são pontuadas já no primeiro momento. “Assim que o colaborador entra na agência, ele já fica sabendo que valorizamos a diversidade, que não toleramos nenhum tipo de discriminação, entre outros pontos”, acrescenta em sua fala no evento, aberto há pouco no InterContinental São Paulo.

Ao longo do debate, Bayer reforçou que, mesmo durante o desligamento de um colaborador, é preciso que as empresas mostrem apoio e que deixaram as portas abertas. “Fazer isso é mostrar o quanto aquele profissional era importante para o hotel. Faz parte do alinhamento de valores, de propósitos”, afirma.

Em relação à aplicação do conceito de employer branding, Patrícia ressalta que o Grupo Iguatemi tem um programa de embaixadores, no qual colaboradores falam das práticas e valores da empresa. “Temos um onboarding muito estruturado, premiações internas, entre outras iniciativas. O principal ponto nisso é: consistência das práticas. Isso engaja os colaboradores mais que qualquer outra coisa e gera uma sensação de pertencimento muito maior”, conclui.

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News