Nos últimos meses, a Wyndham Hotels & Resorts vem voltando suas atenções para expandir seu portfólio de marcas. Em 2021, a rede uniu forças com a Playa Hotels para lançar uma bandeira voltada a empreendimentos all inclusive — a Wyndham Alltra. Ainda no ano passado, a empresa também anunciou sua chegada ao mercado de luxo com a Registry Collection Hotels. Para 2022, a cadeia hoteleira mira no segmento long stay com a assinatura de 50 unidades de sua nova marca econômica, sem nome definido.

De acordo com o Hotel Management, a rede vem trabalhando a bandeira sob a chancela de Project Echo para o desenvolvimento de novos projetos de construção em parceria com a Sandpiper Hospitality e Gulf Coast Hotel Management — sendo 25 propriedades para cada um.

“Esta é a nossa 23ª marca, é realmente um espaço em branco no qual não estávamos, e é algo que estamos analisando nos últimos anos”, disse Chip Ohlsson, diretor de desenvolvimento da Wyndham. A ideia de investir no segmento veio com a alta procura por estadas mais longas após a chegada da pandemia.

A equipe de Ohlsson procurou desenvolvedores para colaborar com o nascimento da marca, criando um conselho para determinar como hotéis econômicos atuam no segmento de long stay. A contribuição de Carter Rise, presidente e CEO da Sandpiper Lodging Trust e Ian McClure, CEO da Gulf Coast Hotel Management foi particularmente útil, uma vez que as empresas começaram a trabalhar em acordos de desenvolvimento da bandeira nos próximos cinco anos. A expectativa é que a Sandpiper tenha sua primeira propriedade aberta dentro de 12 meses.

Conceito eficiente

O conselho de desenvolvimento, incluindo Rise e McClure, criou o que Krishna Paliwal, chefe de Arquitetura, Design e Construção da Wyndham, chamou de protótipo projetado com eficiência em mente.

O projeto inicial da marca foi desenvolvido na esteira dos protótipos dos hotéis La Quinta Del Sol. “Adotamos a mesma abordagem no design e na construtibilidade deste edifício”, disse Paliwal. Os empreendimentos em construção terão 124 apartamentos — e cada chave custará em torno de US$ 70 mil a US$ 75 mil.

Os quartos têm média de 300 pés quadrados em modelo de suítes ou studios. Já as áreas comuns — incluindo lobby, academia e lavanderia — serão projetadas para limitar a necessidade de mão de obra. Por exemplo, a porta da frente pode ter um código de acesso para hóspedes se não houver um vigia.

Paliwal explica que, ao projetar um protótipo, a metragem quadrada é a principal preocupação das redes hoteleiras. “Você quer alocar a quantidade máxima de metragem quadrada do prédio para a metragem quadrada alugada”. O executivo ainda pontua que as diárias média dependem dos mercados, mas afirma que em algumas praças o RevPar pode ficar entre US$ 50 e US$ 55.

Próximos passos

Lisa Checchio, diretora de Marketing da Wyndham, comenta que um quarto dos hóspedes da empresa no ano passado eram clientes de long stay em várias marcas econômicas da rede. “Já existe um relacionamento estabelecido com nosso grupo demográfico principal que iríamos atrás”, disse ela, acrescentando que o grupo tem como meta uma estada mínima de mais de sete noites, mas espera que a bandeira atraia reservas de mais de 30 room nights.

“Teremos equipes de desenvolvimento dedicadas, equipes operacionais e uma equipe de vendas global para apoiar esta marca”, acrescentou Lisa. “Vamos comercializá-lo de maneiras muito diferentes em nossas marcas transitórias com o objetivo de realmente maximizar reservas diretas da propriedade e da bandeira.”

Ohlsson disse que a Wyndham busca parceria com desenvolvedores experientes para o crescimento da marca. “Como o modelo é diferente, a maneira como você lida com a operação será diferente”.

Paliwal observou que a empresa está trabalhando com parceiros que podem obter um bom prazo de entrega dos produtos. “Então, todos os modelos de design de interiores são considerados dessa forma para que nossos parceiros sejam totalmente apoiados por nós em termos de obter o produto a tempo para os hotéis abrirem dentro do prazo de 12 meses”.

Ohlsson espera que a nova marca se encaixe em áreas metropolitanas, enquanto McClure acredita que as propriedades iniciais da Gulf Coast provavelmente estarão nos principais mercados do Texas, como Dallas, Houston e Austin.

Rise afirma que a área metropolitana de Washington seria um mercado central para Sandpiper, assim como a costa oeste da Flórida e cidades como Reno, Nevada e Phoenix.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts