O sucesso da edição 2023 da WTM-LA gerou grandes expectativas para a feira em 2024. Marcada para acontecer entre os dias 15 e 17 de abril do próximo ano, o evento manteve a o mesmo layout da planta, planejada para otimizar o fluxo de visitantes e melhorar a experiência dos participantes.

Hoje (23), em um café de manhã descontraído com a imprensa, Bianca Pizzolito e Vasyl Zhygalo, head da WTM-LA e diretor mundial do portfólio WTM e IBTM, respectivamente, falaram sobre os resultados da 10ª edição da feira e as expectativas para a 11ª edição.

A 10ª edição da WTM Latin America contou com a participação de 27.044 profissionais de viagem, representando um aumento de 37% em relação à edição anterior, que já havia superado a última feira presencial em 2019. o evento totalizou 5.581 representantes de 623 empresas expositoras, enquanto a área comercializada aumentou em 8%. Para 2024, é estimado um aumento de 5% no número de visitantes.

A sinalização por cores indicou a localização dos expositores, facilitando a visitação. A área de exposição cresceu aproximadamente 10%. “Ter a planta organizada é uma estratégia que traz um grande diferencial para o evento, uma vez que isso economiza o tempo de quem está em busca de fornecedores”, diz Bianca.

A gestão da WTM-LA está a cargo da profissional, que lidera os times de Marketing e Comercial, sob responsabilidade de Virgínia Marques e Cláudia Delfino, respectivamente. “Valorizar os talentos internos é reconhecer a história de dedicação e empenho da equipe ao longo destes anos, assim como reconhecer a capacidade técnica que temos dentro de casa”, afirma Bianca.

O Conselho Consultivo da WTM-LA é composto por 11 membros, incluindo representantes de diferentes setores da indústria do turismo. Entre os nomes estão Fabio Godinho, CEO da CVC Corp, Fabrício Amaral, presidente do Fornatur e Luis Ferrinho, presidente da Omnibees.

Tendências globais

Foram apresentadas, durante o encontro desta manhã, algumas tendências mundiais, como a entrada estratégica da Arábia Saudita na região latino-americana a partir da WTM-LA. A notícia foi divulgada por Zhygalo e a parceria global confirmada durante a WTM Londres.

“Temos o prazer de dar as boas-vindas à Saudi como o primeiro parceiro global de viagens da WTM. A Saudi tem metas ambiciosas para expandir seu setor de turismo e nossos shows oferecem uma oportunidade incomparável para a Arábia Saudita partilhar a sua diversificada gama de ofertas turísticas e oportunidades de investimento com os principais compradores comerciais e meios de comunicação de todo o mundo”, conta o executivo.

Zhygalo também destacou a importância dos dados do WTM Global Report, um compilado exclusivo de pesquisas globais realizado e apresentado na WTM Londres, que fornece uma análise aprofundada do desempenho do setor em 2023 e uma visão abrangente em relação às perspectivas em viagens de lazer nacionais e internacionais para os próximos anos.

Editado em parceria com pesquisadores da Tourism Economics, empresa da Oxford Economics, o relatório de 70 páginas utiliza um extenso banco de dados de empresas atuantes na indústria do turismo de 185 diferentes países para fornecer as análises tanto sob a perspectiva de destinos turísticos quanto de mercados emissores e revelar informações relacionadas a fluxos de visitação, noites e gastos. O documento ainda considera os impactos de desafios como inflação, redução do custo de vida, greves, escassez de pessoal e crises naturais, entre outros, na atividade.

Na análise por país para 2023, o Brasil ocupa a terceira posição no turismo doméstico e deve mantê-la em 2024. A previsão é finalizar este ano com aumento de 118% sobre os resultados pré-pandemia – atrás do México, que deve ter aumento de 144%, e dos EUA, com projeção de crescer 130% nos gastos internos. Outro destaque vai para a Venezuela, sétimo mercado interno da região, mas que deve crescer 325% no doméstico, comparado à 2019.

(*) Crédito da foto: Divulgação/WTM-LA