A partir do dia 10 de janeiro de 2024, turistas da Austrália, Canadá e EUA precisam de visto para entrar no Brasil. Para amenizar a medida, alvo de duras críticas por parte do setor, a solução foi tecnológica. O visto eletrônico pode ser solicitado sem o comparecimento a consulados brasileiros, por meio do link.

A maior preocupação dos profissionais que se posicionaram contra a medida é que ela pode afastar esses estrangeiros, que são fortes mercados emissores do país. Os EUA são o segundo país maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Nos 10 primeiros meses de 2023, 530.690 estadunidenses visitaram o Brasil (11% do total). No mesmo período, o país recebeu 66.338 canadenses (16º maior emissor) e 38.544 australianos (17º maior emissor).

Contudo, o processo parece ter sido pensado levando em consideração a praticidade da solicitação por parte do viajante. “Apesar da volta da obrigatoriedade do visto para os cidadãos desses três países, o governo federal, por meio do Ministério do Relações Exteriores, tem trabalhado para tornar esse processo o mais ágil possível, não havendo necessidade de o turista se deslocar até a Embaixada e podendo ser solicitado online. Inclusive, dados da Organização Mundial do Turismo mostram que a facilitação da entrada de turistas pode contribuir para o aumento de até 25% da entrada de estrangeiros em um país”, comentou Celso Sabino, ministro do Turismo, em comunicado enviado à imprensa.

“Estamos em constante contato com nossos parceiros comerciais nesses três países para demonstrar como é fácil e rápido emitir o visto. Estamos nos comunicando com as empresas de cruzeiros, companhias aéreas, grandes operadores e agências de viagens, para que a informação seja ampla e chegue para quem já comprou sua viagem e quem planeja visitar o Brasil. Estamos em contato permanente também com o Itamaraty e a empresa que opera a emissão do visto digital, para que essa transição ocorra com tranquilidade e segurança”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O e-Visa

O requerente pode realizar, de forma digital, toda a tramitação do pedido e a apresentação da documentação pertinente, e receberá o visto também eletronicamente, via e-mail.

Para entrar no Brasil, precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto. O visto eletrônico custará US$ 80,90, permitirá múltiplas entradas e terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: 10 anos para estadunidenses e cinco anos para canadenses e australianos.

(*) Crédito da foto: Freepik