O município de Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, foi escolhido pela vinícola chilena Vik Chile, para sediar seu primeiro hotel em terras brasileiras. A princípio, a empresa fez um anúncio em suas redes sociais informando que o novo empreendimento seria construído em Sorocaba, mas em seguida afirmou ao G1 a mudança de destino.

De acordo com a Vik Chile, o projeto de expansão considerou o Brasil por enxergar grande potencial no mercado do país. O desenvolvimento da propriedade será realizado em parceria com uma empresa brasileira especializada em construção de condomínios e hotéis de luxo.

O projeto do hotel terá investimento de cerca de US$ 100 milhões. A propriedade de luxo, que reforça a tendência de aquecimento do segmento no Brasil, deverá ser similar à unidade que fica no Vale do Millahue, no Chile.

Perspectivas e estrutura

Com previsão de inauguração em 2024, o hotel do interior de São Paulo deve contar, neste primeiro momento, com 20 quartos principais, dez bangalôs e dez unidades residenciais. O complexo turístico deve ter acesso a praia artificial, campos de golfe, quadra de tênis, alojamento de cavalos e ao menos três restaurantes, entre outros serviços que serão oferecidos aos visitantes.

Segundo a Vik Chile, a intenção de escolher o Brasil também veio da grande demanda de turistas do país que viajam ao Chile para visitar a vinícola e que são considerados consumidores fiéis de vinhos da marca. Fundada em 2006 po5 Alex Vik e a esposa Carrie, a vinícola foi o primeiro empreendimento da marca, que posteriormente se tornou uma rede de hotéis boutique, com unidades no Uruguai, Itália e Chile. Araçoiaba da Serra é vizinha de Sorocaba, fica a pouco mais de uma hora da capital paulista e tem 34 mil habitantes. A cidade é conhecida pela Floresta Nacional de Ipanema, unidade de conservação brasileira administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Vik Chile