Em fase de expansão, o Grupo Leceres agora conta com Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo e ex- secretário de Turismo de São Paulo, como presidente do seu conselho de administração, segundo informações divulgadas pelo O Globo. A contratação do profissional faz parte da atual estratégia de crescimento da empresa, que visa dobrar o portfólio da rede por meio de aquisições já este ano.

“Não há gap maior em qualquer indústria no mundo do que aquele do turismo do Brasil. Nosso potencial turístico é um dos maiores do planeta”, afirma Lummertz. “Meu trabalho será pensar em estratégia, avaliando como explorar melhor novos modelos de negócios, como o timeshare, e como integrar nossos ativos às cadeias globais dessa indústria, equiparando-os em termos de padrão e preço”, complementa o novo presidente do conselho.

O executivo chega ao grupo pouco mais de um ano após a incorporação da R Capital. Operando hotéis das das bandeiras Wish, Prodigy, Linx e Marupiara, a rede conta com dez empreendimentos em Salvador, Foz do Iguaçu, Gramado e Rio de Janeiro – inclusive com unidades nos terminais Santos Dumont e Galeão. Em 2022, o Leceres faturou mais de R$ 396 milhões, alta de 39% frente ao patamar de 2019, no pré-pandemia.

Trajetória profissional

Em sua jornada até o atual cargo, Lummertz ocupou cargos tanto na iniciativa privada como no setor público. Entre 2015 e 2018, nos governos Dilma e Temer, presidiu a Embratur. Depois, foi ministro do Turismo do governo Temer. Com a mudança de presidente, tornou-se secretário de turismo e viagens de São Paulo na gestão do governador João Doria, cargo que ocupa até hoje. Além disso, já foi vice-presidente do Global Summit do WTTC (World Travel & Tourism Council) no Brasil.

“Temos a ambição de trazer mais gente. O Vinicius é o primeiro. Achamos ser viável dobrar o tamanho da rede este ano por meio de aquisições”, comenta Eduardo Malheiros, ex-sócio da gestora Hectare que se tornou CEO do Leceres em outubro do ano passado.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP