Localizado em São Roque (SP), o Villa Rossa está investindo cada vez mais em ações ESG (Enviromental, Social and Governance). O hotel acompanha o movimento de todo o setor, que tem buscado estar em consonância com os ideais de sustentabilidade e desenvolvimento de pessoas.

Com relação à questão ambiental, um dos destaques é o projeto Villa Verde, um viveiro com mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para preservação. Entre as mudas, estão paineira, ipê-amarelo, pau-viola, cedro-rosa, pitanga e goiabeira, que são deixadas para os hóspedes para que o incentivo à preservação da natureza não fique restrito à hospedagem.

Além disso, o empreendimento – que se reposicionou no ano passado – também tem apostado em captação de água pluvial, reciclagem de resíduos, estação de tratamento de água e resíduos, uso de madeira de demolição e reaproveitamento de materiais, lâmpadas LED, carro elétrico, energia renovável com aquecimento à biomassa, sistema de ar-condicionado individual, horta e frutas orgânicas.

Outras iniciativas

No recorte social, a valorização de mão de obra local é um dos compromissos do Villa Rossa, que vem reformulando seu quadro com colaboradores regionais desde 2018. Em parceria com instituições da região, como escolas técnicas e faculdades, foi desenvolvido um processo de seleção com jovens sem experiência para fomentar a inclusão no mercado de trabalho.

Atualmente, o quadro de colaboradores do hotel é formado por 58% de mulheres, com representação de 56% nos cargos de gestão. Assistência exclusiva ao colaborador e sua família também estão contempladas, bem como programas de incentivo e inclusão.

Por fim, a parte de governança conta com programa de treinamento e desenvolvimento contínuo, com acompanhamento diário visando o crescimento profissional. Por isso, a participação nas metas e resultados também faz parte do DNA do hotel, assim como o desenvolvimento de lideranças locais.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Villa Rossa