Já existe um cabo de guerra entre as empresas que querem que os seus funcionários voltem ao escritório em tempo integral e os trabalhadores que não querem desistir do home office ou como nômades digitais. Esse será um dos grandes desafios para as viagens de negócios em 2024, aponta o Skift.

Caracterizando a questão de forma dramática, a SAP Concur prevê que haverá muito mais conflitos para este ano. A empresa usou termos como “aumento de tensão com os funcionários”, “atrito” e “conflito”, que obrigará as empresas a revirem seus processos internos, tendência que já vinha sendo apontada por outras pesquisas.

Os cortes orçamentários levarão à “tensão nas viagens de negócios”, disse a empresa em um anúncio sobre as previsões para 2024. “À medida que as organizações elaboram seus planos e políticas de viagens de negócios para 2024, mais um ano de cautela orçamentária se tornará uma fonte de tensão crescente entre os funcionários”, disse Amy Padgett, vice-presidente de Estratégia de Marketing de Viagens da SAP Concur em comunicado.

Perspectivas

A SAP Concur ressalta, ainda, que embora os orçamentos das viagens de negócios possam aumentar em 2024, fazer mais com menos em resposta à inflação continuará sendo o mantra organizacional do setor.

Além disso, a Geração Z buscará tecnologia e sustentabilidade. “O aumento da representação da força de trabalho da Geração Z também levará os empregadores a adotarem as tecnologias mais recentes, colocando a sustentabilidade como uma prioridade organizacional para competir por jovens talentos”, completa Amy.

O estudo da SAP Concur observa que muitos viajantes de negócios querem voltar à estrada. “Acrescentando a este conflito, a maioria dos viajantes de negócios globais (67%) estão muito dispostos a retornar à estrada, e a maioria (92%) diz que o futuro da sua carreira depende disso”, diz a executiva. “Eles também continuam a ver a saúde e a segurança como a maior ameaça às viagens de negócios”, completa.

Conforme as empresas exploram cada vez mais medidas de redução de custos, como exigir que os funcionários permaneçam em acomodações menos dispendiosas que podem estar em áreas potencialmente inseguras, os viajantes de negócios entusiasmados provavelmente exercerão pressão sobre os empregadores para melhor atenderem às suas necessidades e expectativas.

Por fim, A SAP Concur também prevê que a responsabilidade social corporativa, o aumento do uso de novos recursos de capacidade de distribuição e a IA estarão no topo da agenda das viagens em 2024.

(*) Crédito da foto: Artem Zhukov/Unsplash