O que vem pela frente nas viagens de negócios?
14 de agosto de 2023As viagens de negócios globais estão em um momento chave. Depois de anos de muitas incertezas decorrentes da pandemia, o segmento acelera sua reação, mesmo com as grandes empresas multinacionais enfrentando um cenário de mudança que exigirá novos processos internos.
É o que mostra o recém-divulgado estudo Navigating global business travel (acesse aqui), produzido pela Mastercard. O levantamento, que ouviu 541 tomadores de decisão da indústria em diferentes países, como Estados Unidos, Itália, Alemanha e índia, traz conclusões relevantes sobre esse novo momento do segmento.
Segundo a Mastercard, travel managers, gerentes de finanças e equipes de procurement formam o público respondente do estudo. Entre esses insights, destaque para alguns números (veja abaixo):
- 90% dos entrevistados concordam que a expansão da força de trabalho híbrida/remota aumentará significativamente a quantidade de viagens de negócios na próxima década.
- 85% dos respondentes concordam que vai se tornar comum ter um chief travel officer responsável por gerenciar processos ligados a viagens corporativas em departamentos como RH, Finanças, Segurança e Tecnologia nos próximos cinco anos.
- 91% relataram que planejam investir em IA (Inteligência Artificial) e machine learning nos próximos cinco anos para oferecer aos funcionários uma experiência de viagem mais personalizada.
- 90% disseram que suas responsabilidades agora incluem maior ênfase em questões ambientais, incluindo rastreamento de emissões nas viagens de negócios.
“Estamos à beira de uma grande transformação na experiência do viajante de negócios”, avalia Chad Wallace, diretor global de Soluções Comerciais da Mastercard. “Com o aumento das viagens de negócios globais, uma experiência simples e perfeita (de viagem e entretenimento) é essencial para fornecer uma sólida fundação para o futuro do segmento”, completa.
Mais insights
Dadas as mudanças nos escritórios após a pandemia, 86% dos entrevistados concordaram que o gerenciamento de viagens e de despesas ficou mais complexo. Além disso, um em cada três respondentes relatou que os funcionários ainda usam cartões pessoais para reservar viagens, o que cria desafios na visibilidade dos gastos e reembolsos.
Para mudar esse cenário, 90% dos entrevistados disseram que planejam criar um programa de viagem (com o uso de um cartão) para melhorar esses processos. Além disso, mais de 90% estão interessados em fornecer cartões corporativos virtuais aos funcionários para pagar as despesas de viagem nos próximos cinco anos e um percentual similar dos respondentes aposta que os cartões virtuais serão comuns para a maioria das empresas.
“A indústria de viagens corporativas está em um ponto de inflexão na maneira como abordamos o gerenciamento de gastos com viagens de negócios”, acredita Wallace. “Novas soluções de pagamento estão surgindo para atender às necessidades de mudança do setor, permitindo que os viajantes e suas empresas obtenham visibilidade de gastos em tempo real, façam melhor controles das despesas e automatizem todo processo de rastreamento necessário”, finaliza.
(*) Crédito da foto: Rob Wilson/Unsplash