Nos últimos tempos, o luxo tem sido uma aposta certeira dos hoteleiros conforme a demanda por viagens de luxo segue inabalável. Não à toa, o segmento é destaque no pipeline de grande parte das regiões do mundo. De acordo com o mais recente estudo do The Olinger Group, divulgado pelo Hotel News Resource, os viajantes de alta renda estão fazendo mais viagens e gastando mais dinheiro nos destinos.

“As pessoas nos disseram na primavera que queriam fazer mais viagens de luxo, e agora sabemos que estão realmente fazendo isso”, alega Chanttel Allen, diretor administrativo do The Olinger Group. “E eles têm mais planos no horizonte”, acrescenta.

Além de confirmar a resistência do segmento de viagens de luxo perante as complicações macroeconômicas que afetam toda a cadeia, o estudo traz outras informações sobre o comportamento dos viajantes. Entre eles, a influência dos filhos no processo de decisão, os fatores determinantes para escolha de cruzeiros e um recorte com base na renda familiar.

Viajantes de luxo

Dividindo os viajantes de luxo em duas categorias de renda familiar, sendo a mais baixa de US$100 mil a US$249 mil, e a mais alta acima de US$250 mil, o estudo descobriu algumas informações relevantes. “Não importa se as pessoas ganham $ 100.000 ou $ 250.000 por ano, elas querem fazer alarde e desfrutar de viagens e experiências de luxo”, informa Allen.

No entanto, as famílias de renda menor tendem a buscar mais orientação para suas viagens, seja por mídias sociais, guias turísticos e operadoras de turismo. Em geral, os viajantes de luxo já costumam fazer mais uso destes apoios que outros segmentos e a expectativa é que passem a usar ainda mais nos próximos anos. Além disso, é importante considerar que este público costuma utilizar muito mais as redes sociais do que outros tipos de viajantes.

Quanto às escolhas de hospedagens, certas redes têm um apelo maior à determinadas categorias de renda do segmento de luxo. Entre as redes destacadas como favoritas, estão The Ritz-Carlton, Four Seasons, JW Marriott, Grand Hyatt, Waldorf Astoria, The St. Regis, InterContinental, Fairmont, Conrad and Loews. Embora não tenha especificado quais, duas dessas são mais atraentes para viajantes de luxo de renda superior e outra para os de renda inferior.

Por fim, o estudo também percebeu que as crianças participam muito mais na tomada de decisão do que se esperava. Mais de 80% dos viajantes de luxo envolvem seus filhos nos principais processos de escolha, enquanto mais de 90% disseram os pequenos foram influentes em uma decisão específica.

(*) Crédito da foto: Julius_Silves/Pixabay