Com o objetivo de liderar a agenda de inovação no turismo, o Turistech Hub Brasil, lançado oficialmente na 18ª edição do Lacte, anunciou a inauguração de um espaço no Cubo Itaú, em São Paulo. As atividades do centro serão iniciadas nesta semana, no dia 15. Fundadores e parceiros internacionais participam da programação.

O centro, não vinculado à estrutura do Cubo, funcionará de maneira independente, com cinco mantenedores fundadores. A BeFly é uma das fundadoras, na categoria Innovation Partner, para empresas líderes do setor, com grande atuação em inovação.

Na categoria Tourism Leader, por sua vez, já aderiram algumas das principais associações do setor, como Adit (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), Alagev (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e Resorts Brasil. A gestão do hub e execução dos programas será feita pela Numerik, consultoria de Inovação e ESG.

Turistech Hub: atividades

O programa do Turistech Hub, que tem o Hotelier News como parceiro, prevê mais de 600 mil horas de atividades e cerca de 20 eventos ao longo do ano, mais de 50 mentores, além de relatórios de inteligência de mercado e crusos de formação de líderes.

“A pulverização do setor de turismo agrava os desafios enfrentados para adaptar-se às mudanças tecnológicas. A inovação aberta representa a oportunidade para nossas empresas de se apropriar de um enorme potencial de atratividade e competitividade. Conectar os players do turismo e da tecnologia para estimular essa transformação será a grande contribuição do Turistech Hub”, afirma Roland Bonadona, diretor da Bonadona Hospitality Consulting.

O investimento em turistechs tem crescido consideravelmente no Brasil. Segundo dados do Wakalua/MTur de 2021, elas receberam investimentos de mais de R$ 530 milhões e geraram mais de 4 mil postos de trabalho. Os números ressaltam a importância e as oportunidades que a tecnologia e inovação trazem ao desenvolvimento do setor e indicam potencial promissor para o futuro.

“Para o Cubo, é muito importante termos parceiros como a Numerik no Hub, pois é uma empresa que auxilia na rotina de nossas startups e corporações, sempre conectando e trazendo novas oportunidades. A aproximação com o Turistech Hub é mais uma dessas oportunidades, nos possibilitando compartilhar e criar suas soluções, ajudando a avançarmos ainda mais no nosso sistema do turismo no Brasil e levando o setor a outro patamar de inovação”, destaca Victoria Vendramini, líder de Parcerias do Cubo.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Turistech Hub