De acordo com dados divulgados pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o turismo nacional cresceu 14,9% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento mostra, ainda, que as empresas do setor faturaram, em todo o Brasil, R$ 112,4 bilhões no período, consolidando o melhor desempenho desde 2015 e dando continuidade ao bom desempenho que o setor vem apresentando nos últimos meses.

A partir de dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a FecomercioSP detectou que os resultados das empresas das empresas de transporte aéreo de passageiros foram os que mais contribuíram para o desempenho geral do setor. De acordo com os números, no primeiro semestre, o faturamento das companhias aéreas subiu 22,9% em comparação a 2022.

Ainda segundo a entidade, os dados sugerem que o volume de pessoas viajando de avião já é maior do que no período pré-pandêmico, que se explica, por sua vez, pela redução do ticket médio das viagens aéreas em comparação ao ano passado. Esse cenário, inclusive, tende a arrefecer aumentos contínuos das receitas do segmento ao longo dos próximos meses, pondera a FecomercioSP.

Outros dados

Os dados, publicados no Valor Econômico, mostram que outro segmento que teve crescimento expressivo de janeiro a junho foi o de locação de meios de transporte, como locadoras de veículos, que faturaram 22,4% a mais agora do que no mesmo período de 2022. Além disso, o segmento de alojamentos, que inclui a hotelaria, teve acréscimo de 23,8% nas receitas.

Por outro lado, a única área com resultado negativo no período analisado foi o setor de transporte rodoviário de passageiros, que perdeu 4,9% do faturamento em seis meses. Na avaliação da FecomercioSP, esse número fica mais compreensível quando se observa o retorno gradativo do público às viagens aéreas, visto que, por conta dos preços mais altos, os viajantes haviam migrado para trajetos rodoviários durante e após a pandemia.

olhando adiante, a FecomercioSP diz que a tendência é de que o desempenho do turismo nacional continue forte no segundo semestre. A entidade aponta que a expectativa se deve ao aquecimento tanto das viagens de lazer, quanto à retomada de eventos corporativos nas principais capitais brasileiras.

“A perspectiva se alinha com a melhora da economia brasileira, que registrou alta nas taxas de empregabilidade e queda na inflação nos últimos meses, o que dá mais recursos às famílias para investir em produtos de turismo”, analisa a federação.

Contudo, a FecomercioSP ressalta que o cenário ainda não é o ideal, principalmente porque os custos operacionais seguem altos e pressionam o caixa das empresas mesmo em um contexto de melhora das receitas.

(*) Crédito da foto: Heibe/Pixabay