Mesmo com seu histórico de baixa demanda, o mês de maio trouxe bons resultados para o turismo nacional. De acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o setor acumulou receita de R$ 36,12 bilhões — sendo este o melhor resultado para o período desde 2014.

Segundo o levantamento, descontada a inflação, a alta foi de 8,6% frente a maio de 2022. Já a variação positiva chegou a 4% em relação ao mês anterior. Para a CNC, o turismo nacional deve crescer até 9,3% até o final de 2023 no comparativo anual.

Outras pesquisas já apontaram o bom desempenho para o quinto mês do ano. A FecomercioSP, por exemplo, revelou faturamento de R$ 18,2 bilhões em maio, com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) — incremento de 7,1% frente a 2022.

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O avanço médio nos preços de serviços do turismo foi de 6% nos últimos 12 meses, com alta de 10% nos valores de pacotes turísticos e salto de 15,8% nas tarifas de meios de hospedagens.

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Mercado de trabalho

De janeiro a maio de 2023, o turismo nacional criou mais de 64,2 mil postos de trabalho, sendo 9,6 mil abertos apenas em maio deste ano. A projeção da CNC é que outras 101,16 mil vagas estejam disponíveis no setor até o final de 2023.

Desde outubro de 2020, o turismo abriu mais de 529 mil postos de trabalho. De lá pra cá, o setor já repôs as 470 mil vagas eliminadas na primeira fase da pandemia. Abaixo, os segmentos que mais criaram oportunidades de emprego na cadeia produtiva turística:

postos de trabalho(*) Crédito da foto: Heibe/Pixabay