Próxima a Porto Seguro (BA), Santa Cruz Cabrália é um destino que vem chamando cada vez mais atenção dos turistas. Com o aumento da movimentação, a Secretaria de Turismo do município prevê bons números para o setor neste ano, visto que a demanda está em curva ascendente, segundo o órgão.

Em entrevista ao Hotelier News, Paulo Magalhães, secretário de Turismo da cidade, afirma que o movimento de Santa Cruz Cabrália está diretamente ligado ao da região como um todo, que recebe em torno de 2 milhões de turistas por ano. “É claro que o fato de a estrutura hoteleira de Cabrália ser bem menor em relação à de Porto Seguro, algo em torno de 6 mil leitos, acabamos recebendo menos visitantes do que a cidade vizinha. Mas a ocupação média do ano, de janeiro até o momento, já chega a 62%, o que para nós já indica uma performance consideravelmente positiva”, explica.

Santa Cruz Cabrália - Paulo_Magalhães

Secretário fala de perspectivas para o turismo de Santa Cruz Cabrália

 

“O ano de 2022 foi muito interessante para a ocupação hoteleira e para a movimentação turística na cidade, visto que a demanda reprimida da pandemia foi liberada e as pessoas que estavam ávidas por viajar colocaram esse desejo em prática. Este ano, a demanda já tende a uma normalidade, porém, dado que a Secretaria de Turismo está se estruturando com ações de promoção turística mais organizadas e sistemáticas, isso deve refletir positivamente nos indicadores da hotelaria. A diária média deve passar por crescimento à medida que os resultados de trabalho da Setur forem intensificados e obviamente isso também impactará o RevPar”, completa.

Iniciativas

Magalhães destaca que a Secretaria está trabalhando na estruturação dos atrativos turísticos de Santa Cruz Cabrália por meio da reorganização do Conselho e do Fundo municipais de Turismo, além de um plano municipal direcionado para o setor. As demais inciativas envolvem o desenvolvimento de um inventário turístico, além de uma campanha institucional de formação e aperfeiçoamento da mão de obra.

“As perspectivas de resultados desse trabalho são bastante promissoras e deverão cada vez mais influenciar a ocupação e movimentação turística da cidade. Hoje, os principais mercados emissores de turistas para Santa Cruz Cabrália são os estados de São Paulo e Minas Gerais, que se revezam no topo do ranking, seguidos por Bahia, Rio de Janeiro, e alguns estados do Centro-Oeste e Sul. A demanda internacional, que já foi maior, hoje está firmada na Argentina, em maior número, e de outros países da América do Sul e Europa, em menor quantidade”, salienta o secretário.

“O público tem o mesmo perfil do recebido na região da Costa do Descobrimento, variando entre as classes A, B e C. a região é campeã em turismo de lazer, e isso tem contribuído bastante para o aumento do otimismo do setor. Obviamente também há uma demanda de turismo corporativo, mas em intensidade bem menor”, finaliza Magalhães.

(*) Crédito da capa: Reprodução/Viagens e Caminhos 

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal