De acordo com dados divulgados ontem (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no acumulado entre janeiro e novembro de 2023, o índice de atividades turísticas registrou alta de 7,5%, frente ao ano anterior. O destaque está no aumento da receita obtido por empresas dos ramos de locação de automóveis, serviços de bufê, hotéis, agências de viagens, transporte aéreo, restaurantes e rodoviário coletivo de passageiros.

Ainda segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), realizada todos os meses pelo IBGE, novembro apresentou retração de 2,4% em relação a outubro, e alta de 2,8% em relação ao mesmo mês de 2022.

Celso Sabino, ministro do Turismo, comemora os resultados apresentados pelo setor no ano passado. “O ano de 2023 marcou nosso setor, que já demonstra que o impacto da pandemia está no passado. Temos todas as boas condições de, nesse ano, avançarmos, fortalecendo o turismo nacional e contribuindo com o aumento da abertura de postos de trabalho e de renda para o brasileiro”, afirma.

Os dados mostram que 11 dos 12 locais investigados registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos do Rio de Janeiro (11,6%), Minas Gerais (16,5%), Bahia (12,6%), Paraná (11,4%) e São Paulo (6,8%). O único resultado negativo foi do Ceará (-2,1%).

Já em sete das 12 unidades da federação pesquisadas pelo IBGE houve avanços nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (5,0%), Rio de Janeiro (10,1%) e Minas Gerais (10,4%). Já os principais impactos negativos foram no Ceará (-18,7%) e Rio Grande do Sul (-6,2%).

Outros dados

Outros indicadores observados no mesmo período inspiram otimismo. Segundo levantamento do Bacen (Banco Central do Brasil), turistas estrangeiros foram responsáveis pelo incremento de R$ 30,8 bilhões na economia nacional, representando alta de 40,3% em relação ao período de janeiro a novembro de 2022. Apenas em novembro do ano passado, os desembolsos atingiram o marco histórico de cerca de R$ 3 bilhões.

Até o penúltimo mês de 2023, segundo o Painel de Chegadas da Embratur, mais de 5,2 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no Brasil. Esse é o melhor resultado nos últimos três anos para o setor. O mês de novembro registrou a segunda maior chegada de turistas internacionais da história – com 504.395 visitantes – perdendo apenas para o 11º mês de 2015.

Novembro também registrou números significativos de geração de empregos. O turismo foi responsável pela criação de cerca de 23 mil vagas formais, segundo informações do Novo Caged (Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados).

(*) Crédito da foto: Freepik