Para fortalecer o setor hoteleiro enquanto o mercado ganha fôlego após a crise, novas alianças vêm sendo firmadas. Maior fatia da hotelaria brasileira, os hotéis econômicos seguem na mira de investidores e desenvolvedores. De olho em praças secundárias e terciárias, uma tripla parceria entre Accor, Falcon Hotéis e Grupo Stelar tem como objetivo fincar bandeiras da família ibis em cidades ainda carentes de empreendimentos de rede.

Na verdade, os primeiros hotéis do acordo entre a multinacional, a operadora e a desenvolvedora iniciaram suas operações no segundo semestre de 2022. O ibis budget Recife Jaboatão, localizado na região metropolitana da capital pernambucana, foi aberto em agosto do ano passado. Já o  ibis Styles Garanhuns deu o start em suas atividades em outubro.

Antes de entrarmos no detalhe sobre os próximos passos da aliança, vale lembrar que o Grupo Stelar é fruto de uma joint venture entre a Hima Incorporações e a Pedra do Reino Investimentos. “Resolvemos investir no setor hoteleiro pois acreditamos no potencial do mercado de hotéis econômicos. A princípio, a própria Stelar seria responsável pelas operações, mas entendemos que era necessário a expertise de um player atuante no segmento”, revela Felipe Haeckel, diretor de Desenvolvimento da Pedra do Reino Investimentos.

Do lado da Accor, que cedeu a marca ibis para estampar os empreendimentos, firmar parcerias regionais faz sentido para ancorar os planos de expansão. “Buscamos empresas em regiões estratégicas para desenvolver hotéis com nossas bandeiras. Oferecemos nossas ferramentas e apresentamos parceiros para fazer a administração dos ativos”, comenta Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor para o Brasil.

Com os acordos fechados, faltava uma peça para completar o quebra-cabeça: o operador. A rede hoteleira listou seus administradores e promoveu uma concorrência para abraçar o projeto de desenvolvimento ao lado do Grupo Stelar. “Colocamos as quatro maiores operadoras da Accor na concorrência e escolhemos a Falcon Hotéis, que tem Fernando Fonseca na liderança e converge com a nossa forma de fazer negócios”, explica Hilson Neto, diretor do Stelar.

econômicos - felipe haeckel

Acreditamos no potencial do mercado, diz Haeckel

Franquias como modelo de expansão

Mantendo o conceito de expansão por meio de contratos de franquia da Accor, a parceria entre as empresas já possui outros oito hotéis em desenvolvimento. “Estamos satisfeitos com os resultados da Falcon. Nossa meta é chegar a 20 propriedades nos próximos cinco anos, sempre mirando o interior do país com marcas econômicas”, adianta Haeckel.

O objetivo da tripla parceria é inaugurar, em média, quatro empreendimentos por ano. Segundo Silva, atualmente cerca de 50% dos hotéis da Accor estão sob contrato de franquia. “Identificamos as cidades e levantamos os índices econômicos e demográficos, além de formadores de demanda com estudos de mercado dedicados para aquele destino específico. No fim do dia, todos queremos que o hotel seja rentável e isso parte de um produto bem elaborado”, afirma o diretor. “Nossa meta, como Accor, é chegar a 42 mil UHs franqueadas até 2024, incluindo diferentes parceiros”, complementa.

O diretor de Desenvolvimento de Franquias ainda ressalta que o modelo de contrato foi escolhido para hotéis econômicos pelo fato do investimento ser menor na categoria e afirma que a expansão deve sair do Nordeste para outras regiões.

fernando fonseca

Hotéis já apresentam bons reusltados, afirma Fonseca

Expansão e resultados

A gestão eficiente da Falcon Hotéis foi a base para que os parceiros levassem a expansão adiante. “Nos primeiros três meses, Garanhuns teve um faturamento altíssimo para esse perfil de empreendimento, com uma boa margem e bom retorno aos investidores. Acredito que isso tenha motivado o desenvolvimento de novos hotéis em outros lugares, como o Centro-Oeste”, avalia Fernando Fonseca, CEO da Falcon Hotéis.

“O ibis Styles Garanhuns inaugurou em outubro do ano passado e já está operando com margem de lucro líquida acima de 30% sobre o faturamento. Ambos estão em processo de maturação operacional e financeira, melhorando mês a mês a diária média e ocupação. Assim, esperamos que os resultados cresçam ainda mais nos próximos meses”, afirma Fonseca.

No Nordeste, os empreendimentos da tripla parceria estão previstos para chegar em cidades como Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e Arcoverde — todos em Pernambuco. “Nossa parceria visa atender a um mercado de econômicos ainda muito amador nesses municípios. Queremos profissionalizar o setor no estado, onde 90% das cidades do interior não possuem hotel de rede”, acrescenta Neto.

Mirando praças com potencial de demanda do agronegócio, a aliança entre as empresas também deve chegar em breve a cidades como Rio Verde (GO); Sorriso (MT); Três Lagoas (MS) e Araguaína (TO).

“O Grupo Stelar está capitalizado e pretende explorar outras regiões do país. Nesta primeira fase, fechamos a operação de sete unidades. Conseguimos entregar bons resultados nos hotéis de Pernambuco e estamos mirando em cidades do agronegócio, que cresceu muito durante a pandemia e que tem grande potencial”, complementa Fonseca.

Gerente de Expansão da Accor para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Henrique Martins salienta que o crescimento da rede francesa é pensado para respeitar os limites de cada destino. “Identificamos praças que não contavam com essa oferta de produto. Queremos que esses empreendimentos tenham uma vida saudável de acordo com a demanda que cada mercado comporta. Realizamos os estudos de viabilidade também para entender qual marca faz mais sentido, se a praça pede um hotel padronizado ou mais tematizado”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação