Foram muitos conteúdos direcionados para um problema global da hotelaria: a escassez de mão de obra. Na alvorada da retomada pós-pandemia, o setor se deparou com o desafio de reter talentos perante um mercado aquecido em termos de demanda. Muitas soluções e estratégias têm sido debatidas desde então, e o tema será o ponto central da próxima live do Hotelier News.

Na próxima segunda-feira (6), Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News, se aprofundará no assunto ao lado de Henrique Campolina, especialista em topline e com vasta experiência no setor hoteleiro. Na transmissão, a convidada especial será Tricia Neves, sócia da Mapie.

A live será transmitida gratuitamente a partir das 9h, na página oficial do Hotelier News no LinkedIn (conheça e acesse aqui). “Neste retorno do ciclo de lives, nossa intenção é abordar temas quentes que influenciam na realidade de todos os hotéis brasileiros. Neste sentido, não há dúvidas que a mão de obra é um assunto muito sensível atualmente e ter a Tricia Neves para debatê-lo conosco é um grande privilégio. Esperamos vocês na segunda-feira”, comenta Medeiros.

Com o esvaziamento de profissionais dentro dos hotéis, a hotelaria precisou aprender a fazer mais com menos. Entretanto, a queda na qualidade dos serviços foi visivelmente apontada pelo público. As altas taxas de turnover — já familiares ao setor — seguem como um dos empecilhos para elevar o atendimento ao cliente.

Um levantamento desenvolvido pela LCA Consultores, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), revelou que os pedidos de demissão bateram recorde em agosto de 2022. Do total de 1,77 milhão de desligamentos, 35,7% foram voluntários.

“A principal pista está na cultura das empresas, que obviamente é disseminada entre os colaboradores. Já estamos quase em 2024 e, na realidade, o que vemos ainda é um completo desalinhamento entre discurso e pratica (Walk the Talk). Inovar não se trata necessariamente de inventar algo completamente novo, mas sim de encontrar maneiras originais de executar algo, melhorando-a e tornando-a mais eficaz”, enfatiza Campolina.

Retenção de talentos

Como em qualquer indústria, reter talentos custa menos do que contratar novos profissionais. Contudo, a hotelaria tem sido vista como pouco atrativa para os colaboradores, enquanto jovens que ingressam no mercado de trabalho não chegam ao segmento.

E os motivos são inúmeros. Baixos salários, pouca flexibilidade de carga horária e escalas exaustivas são apenas alguns dos problemas. Empreendimentos estão estudando a jornada 5 x 2 como forma de conter o apagão de mão de obra no setor.

“O desafio de atrair e manter profissionais qualificados é global e os caminhos de solução não são óbvios. É preciso discutir, ampliar perspectivas e experimentar novas formas de fazer. Estou animada em poder conversar, provocar e explorar essas possibilidades na live com o time do Hotelier News, com quem eu já venho trocando e debatendo há algum tempo sobre o tema. Vai ser divertido!”, salienta Tricia.

O Hotelier News retomou seu ciclo de lives esta semana, com a participação de Augusto Rocha, vice-presidente de Vendas e Marketing da Pmweb, em um debate sobre vendas diretas. Para assistir a transmissão da próxima segunda-feira, basta “sintonizar” no canal oficial do site no LinkedIn. Será possível interagir com os participantes enviando perguntas para [email protected]. Esperamos vocês!

(*) Crédito da foto: Divulgação/Mapie