Conexão com a natureza. Esse é um dos lemas que ditam a vida de Rafael Alegre. Nas horas vagas, o gerente geral do Hotel Villa Rossa, um apaixonado pelo mar, gosta de ir à praia, surfar, mergulhar, nadar, caminhar e fazer trilhas. Para ele, são essas atividades que ajudam a recarregar as energias e enfrentar o dia a dia com mais disposição.

Alegre é formado em Turismo com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi e pós-graduado em Gestão de Negócios pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Com mais de 20 anos de experiência no setor hoteleiro, tem trabalhado com o intuito de proporcionar experiências cada vez melhores aos hóspedes do empreendimento de São Roque (SP).

Convidado do Três perguntas para de hoje (3), o executivo fala ao Hotelier News sobre perspectivas, estratégias e renovações do hotel para 2024. Confira!

Três perguntas para: Rafael Alegre

Hotelier News: Recentemente, você mencionou que, para este ano, o Villa Rossa espera crescimento exponencial nos eventos. Assim, como o hotel está se preparando para captar essa demanda? Quais estratégias estão sendo adotadas?

Rafael Alegre: Estamos modernizando nossos espaços de eventos, restaurantes e acomodações, adaptando-os às necessidades atuais. Além disso, estamos introduzindo serviços de bem-estar voltados para eventos, aproveitando o ambiente natural que nosso hotel oferece, investindo na renovação do cardápio. Atualizamos o fornecedor de áudio visual para oferecermos ainda mais inovação.

Também contratamos, recentemente, mais um profissional de vendas especializado em MICE e voltado para organizadores de eventos – tanto corporativos como sociais, fortalecendo nossa equipe. Estabelecemos parcerias com empresas especializadas em team building e vivências ao ar livre.

Estamos desenvolvendo produtos e experiências que destacam os atrativos da região, como o enoturismo, aproveitando as riquezas locais. Além disso, retomamos uma ação criada no passado, fizemos algumas atualizações e esse encontro, é uma grande oportunidade para novos clientes conhecerem todos os serviços e produtos que nosso hotel e a região têm a oferecer.

HN: Novas estruturas de lazer também estão nos planos do hotel, o que evidencia o investimento num mix mais diverso de público, visando o 50-50. Desta forma, quais outras iniciativas o Villa Rossa vai adotar para equilibrar essa demanda?

RA: Estamos realizando investimentos significativos em novas atrações para atender à crescente demanda por eventos e lazer. Uma dessas novidades é A Floresta, com projeto assinado pelo escritório de arquitetura Atelier O’R, que proporciona diversão para todas as idades, tendo a sustentabilidade como eixo estrutural. Dentro da Floresta, criamos um espaço multiuso, onde é possível realizar coquetéis com uma deslumbrante vista da Mata Atlântica, além do Cine Floresta, ideal para palestras e treinamentos, bem como para momentos de lazer em família, com áreas divididas por faixas etárias.

Além disso, estamos investindo em uma estrutura de lazer abrangente, que inclui um complexo aquático, A Floresta, O Labirinto – que será um espaço interessante para atividades de team building, duas quadras de pickleball, a primeira da região de São Roque, e quatro suítes premium. Esses investimentos, que totalizam R$ 9,3 milhões, serão realizados até o final de 2024, e visam proporcionar experiências únicas aos nossos hóspedes, transportando-os para longe do ambiente urbano e permitindo que explorem a exuberante natureza da Mata Atlântica.

HN: Há pouco tempo, o hotel inaugurou a Floresta, espaço que promove maior contato dos hóspedes com a natureza. Com isso, existe também um foco maior no ESG para este ano?

RA: O Villa Rossa está situado em uma área de mais de 350 mil metros quadrados (m²) em meio à deslumbrante Mata Atlântica, onde se encontra o Parque Natural Mata da Câmara, reconhecido como patrimônio da Humanidade pela Unesco. Nossa Floresta faz parte da reserva da biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, abrangendo aproximadamente 130 hectares de remanescente da Mata Atlântica. Este ambiente preservado abriga uma rica diversidade de flora e fauna, típicas do ecossistema, incluindo espécies vegetais como peroba, cedro, pau d’alho, amoreira, figueira branca, jatobá, canela e ipê, entre outras.

Além disso, é possível observar diversos animais silvestres e aves durante uma caminhada pelas trilhas da Floresta. Em parceria com a Brazilian Applied Science Review, registramos um total de 218 espécies de aves durante um estudo recente, o que representa 27% do total de 799 espécies de aves registradas no estado de São Paulo. E para garantir a sobrevivência e o papel dessas espécies no ecossistema, também temos papel fundamental; por isso, temos programas de conservação e educação ambiental. No passado, fizemos uma ação bacana com a SOS Mata Atlântica dentro da Floresta do Futuro.

Também temos o Villa Verde, um viveiro que tem condições de duplicar mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e que promove a doação de mudas para hóspedes com o objetivo sensibilizar seus visitantes sobre a necessidade da preservação ambiental, além da parceria com o projeto SOS ambiental, que proporciona o contato direto com animais silvestres por meio de atividades educativas obedecendo a legislação vigente e com todos os animais registrados. E, atualmente, temos um Comitê de ESG em parceria com a GKS, que nos direciona para evoluirmos ainda mais em 2024, e com essa consultoria estamos trabalhando várias diretrizes dentro dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal